Fechar

Katia Cánepa Vega, aluna do Prof. Hugo Fuks, ganhou o Design Challenge do TEI 2013

Katia Cánepa Vega e Prof. Hugo Fuks vêm desenvolvendo trabalhos sobre Wearable Computers, por eles chamados de ”Beauty Technology”. Katia se interessa em criar produtos de beleza usados na superfície da pele que escondam componentes eletrônicos e possam sentir e atuar no mundo. Ela vem fazendo maquiagem condutivo, falsos cílios condutivos, unhas de gel com RFIDs, falsas unhas com ímãs, etc.

Katia participou do Seventh International Conference on  Tangible, Embedded and Embodied Interaction (TEI 13) no Graduate Student Consortium  e no Design Challenge em Barcelona, onde foi premiada.
No TEI Design Challenge o desafio foi celebrar a criatividade de TEI com um jogo ou performance. O projeto de Katia foi chamado Superheros, que foi uma maquiagem condutiva que podia levitar objetos com o piscar. Tratou quimicamente uns falsos cílios. Usando prata, níquel preto e outros elementos químicos, os cílios pareciam pretos e funcionavam como um switch com o piscar. Usando um material condutivo adesivo, ela simulou a maquiagem como delineador. Decodificou os sinais Infrared do objeto que voava e os enviava quando os switchs fechavam. Utilizando uma fantasia no Design Challenge, ela posou de superheroína que fazia um objeto levitar e também trocava umas imagens no projetor (Pow, Bam, Zap).

DI na mídia

“A aluna de Doutorado do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), Katia Vega, recebeu um prêmio no TEI Design Challenge — o primeiro conquistado pela PUC-Rio — realizado em fevereiro, em Barcelona, Espanha.” Leia mais em: Convergência Digital.

O trabalho de Katia Vega também foi divulgado pelo portal G1, em 17/04/2013: “Uma aluna de doutorado da PUC-Rio recebeu um prêmio internacional por ter criado cílios que controlam objetos ao piscar.”

 

Categorias: Prêmios e Honrarias