Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento

Logo do ITSO Instituto de Tecnologias de Software (ITS) foi criado em 1994 para proporcionar um arranjo organizacional que permitisse uma melhor articulação do Departamento de Informática (DI) com parceiros industriais, o tratamento aprofundado de temas experimentais da Computação em laboratórios temáticos especializados e a residência de alunos de graduação e pósgraduação em projetos desses laboratórios.

O modelo proposto está completamente alinhado com a estrutura administrativa da PUC-Rio que está organizada em grandes Centros interdisciplinares e departamentos. Desta forma o ITS, apesar de sua escala comparável com grandes estruturas para pesquisa e desenvolvimento, nacionais e internacionais, dentro e fora de universidades, é, essencialmente, uma estrutura organizacional de um Departamento de grande porte da PUC-Rio. Para uma gama substancial de suas atividades o ITS conta com o apoio administrativo da Fundação Padre Leonel Franca da PUC-Rio.

Ao longo dos anos, tendo começado com apenas 5 laboratórios, o ITS se transformou em uma federação de 13 laboratórios autônomos nas mais diferentes áreas de P&D em software, cada um deles organizado de forma a melhor se inserir no setor acadêmico e empresarial do qual faz parte. Com variações substancias no tamanho e na forma de gestão, o grupo do DI que constitui um laboratório é composto por um pequeno grupo de professores, alunos de graduação e pós-graduação e pesquisadores em tempo integral com níveis de mestrado e doutorado.

A totalidade dos participantes nos 13 laboratórios temáticos do ITS ultrapassa 300 professores, alunos e pesquisadores. Merece destaque o fato que o número de pesquisadores doutores dedicados à pesquisa em tempo integral é muito maior do que o corpo docente permanente do DI. Espacialmente, os laboratórios estão distribuídos em 4 diferentes prédios da PUC-Rio e três deles possuem sub-sedes fora do campus (total de 5) para atender seus perfis de interação com a indústria.

Administrativamente, a estrutura do ITS é muito leve, uma vez que o diretor do DI acumula sua direção e os coordenadores dos respectivos laboratórios constituem um conselho consultivo informal. Normalmente o relacionamento entre empresas e o ITS se dá através do contato direto com o coordenador de um determinado laboratório. Como a cobertura das áreas de P&D em software do ITS é muito ampla, é fácil para empresas interessadas em P&D do mercado encontrar parcerias no instituto, quer seja diretamente com um laboratório ou através de um projeto envolvendo a atuação conjunta de mais de um laboratório. O ITS é o formador de um grande percentual de empresas dentro e fora da incubadora da PUC-Rio e é comum empresas incubadas ou já graduadas da incubadora se manterem como parceiras de laboratórios do ITS em projetos de P&D. Este relacionamento tenderá a ser mais amplo com a entrada em vigor da nova lei de Inovação Tecnológica. Estima-se, conservadoramente, que o volume de projetos contratados pelos laboratórios do ITS com empresas nacionais e multinacionais seja maior do que 40 milhões de reais anuais.

O caráter inovador da pesquisa conduzida no ITS assegura uma excelente formação para os alunos de graduação e pós-graduação que nele participam. Esses alunos, que são renovados periodicamente, garantem números exemplares de publicações científicas que divulgam os resultados obtidos nos projetos e há pleno emprego para os egressos dos laboratórios. O mesmo caráter inovador é responsável pelos programas intensos de cooperação internacional mantidos em grande escala por todos os laboratórios.

ICAD-IGames/VisionLab – Laboratório de CAD Inteligente, Jogos e Visualização

Coord.: Prof. Bruno Feijó

www.icad.puc-rio.br

IDEIAS – Investigações sobre Design de Interação e Avaliação de Sistemas

Coord.: Profa. Simone Diniz Junqueira Barbosa

ideias.inf.puc-rio.br

LaBBio - Tecnologias de Gerência de Dados em Bioinformática

Coord.: Prof. Sérgio Lifschitz

LabLUA

Coord.: Prof. Roberto Ierusalimschy

www.lua.inf.puc-rio.br

LAC - Laboratory for Advanced Collaboration

Coord.: Prof. Markus Endler

www.lac.inf.puc-rio.br

LEARN - Laboratorio de Engenharia de Algoritmos e Redes Neurais

Coord.: Prof. Ruy Luiz Milidiu

learn.inf.puc-rio.br

LES - Laboratório de Engenharia de Software

Coord.: Prof. Carlos José Pereira de Lucena, Prof. Arndt von Staa

Professores associados: Hugo Fuks, Julio Cesar Leite

www.les.inf.puc-rio.br

SERG – The Semiotic Engineering Research Group
Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica

Coord.: Profa. Clarisse Sieckenius de Souza

Professores associados: Simone Diniz Junqueira Barbosa, Alberto Raposo, Edward Hermann Haeusler e Luiz Fernando Gomes Soares

www.inf.puc-rio.br/serg

TecGraf - Tecnologia em Computação Gráfica (Em 2013, o Tecgraf tornou-se um Instituto da PUC-Rio.)

Coord.: Prof. Marcelo Gattass

www.tecgraf.puc-rio.br

TecMF - Laboratório de Métodos Formais

Coord.: Prof. Edward Hermann Haeusler

www.tecmf.inf.puc-rio.br

TecWeb - Web engineering – Engenharia de Aplicações Web

Coord.: Prof. Daniel Schwabe

www.tecweb.inf.puc-rio.br

Telemídia - Laboratório de Redes de Telecomunicações e Sistemas Multimídia

Coord.: Prof. Luiz Fernando Gomes Soares

www.telemidia.puc-rio.br

Comments are closed.