Áreas de Pesquisa

O DI oferece formação de mestres e doutores em nove áreas de concentração. Associadas a essas áreas, o DI explora diversas linhas de pesquisa multidisciplinar, tais como: TV Digital Interativa, Games e Animação, Geoprocessamento, Aprendizado de Máquina, Geração de Textos Narrativos e Explicativos, Computação Móvel, Web Semântica, Sistemas Multi-Agentes, Bioinformática, Sistemas para Telecolaboração, Interfaces Inteligentes, Software Fidedigno e Visualização Científica, entre outras.

As áreas de pesquisa do DI são:

Banco de Dados

Os Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados (SGBDs) são fundamentais para suporte a várias áreas de aplicações. No passado, as pesquisas voltaram-se para SGBDs para suporte a aplicações típicas, tais como gestão de pessoal e financeira. O advento de novas aplicações não-convencionais, tais como multimídia, CAD, CASE e cartográficas, tem impulsionado a pesquisa em Banco de Dados no sentido de adequar os SGBDs e as metodologias de projeto de aplicações aos seus requisitos. Exemplos de novas tendências de pesquisa na área de Bancos de Dados, nas quais concentram-se algumas das pesquisas em andamento do Departamento, são a orientação a objetos, bancos de dados dedutivos, interfaces cooperativas, e SGBDs para ambiente de software, entre outras.

Professores atuantes na área: Antonio Luz FurtadoMarco Antonio Casanova, Sérgio Lifschitz

Computação Gráfica

O programa acadêmico cooperativo de Computação Gráfica envolve os departamentos de Informática, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Matemática, e conta com a colaboração do IMPA. O laboratório mais abrangente do programa é o Laboratório de CAD Inteligente (ICAD), tanto do ponto de vista do número de pesquisadores quanto do grau de integração com a indústria.

O ICAD mantém programas de cooperação a nível nacional (UNICAMP) e internacional (Imperial College, IST- Lisboa, Cornell). A indústria participa do programa através do Grupo de Tecnologia em Computação Gráfica (TeCGraf) do ITS. O programa tem linhas de pesquisa nas seguintes áreas: síntese de imagens, animação (animação tradicional, animação baseada em modelos físicos, animação comportamental), processamento de imagens, modelagem geométrica, CAD, design e interfaces.

Professores atuantes na área: Alberto Barbosa Raposo, Bruno Feijó, Hélio Côrtes Vieira Lopes, Marcelo Gattass, Waldemar Celes

Engenharia de Software

A área de Engenharia de Software engloba várias disciplinas evisa trazer para a construção de software (tradicionalmente entendido como um conjunto de programas de computador) os métodos de trabalho das engenharias tradicionais. Construir software podendo-se falar em qualidade do produto e respeito a custo/cronograma predefinidos é uma das metas da engenharia de software. No atual estágio de seu desenvolvimento, atua-se no sentido de oferecer as facilidades já disponíves nas demais engenharias. Dentro desse contexto, o Departamento de Informática desenvolve atividades de ensino e pesquisa direcionadas para a criação de métodos, técnicas e ferramentas para aprimorar a prática da engenharia de software e aprofundar os conhecimentos teóricos no sentido de prover estruturas de cálculo suficientes para que o processo de construção de software tenha uma base sólida. Como o produto software é diferenciado dos produtos padrões das engenharias clássicas, é necessário também desenvolver pesquisas que incorporem experimentação controlada visando não só validar teorias como também formulá-las. O Departamento de Informática vem atuando com grande destaque nas seguintes áreas: fundamentos teóricos, ambientes automatizados para apoio à produção de software, especificação e desenho de software, re-engenharia, engenharia de requisitos, construção de compiladores orientados a objetos e gerência do processo de desenvolvimento de software.

Professores atuantes na área: Alessandro Fabricio Garcia, Arndt von Staa, Carlos José Pereira de Lucena, Daniel Schwabe, Hugo Fuks, Julio Cesar Sampaio do Prado Leite, Noemi Rodriguez, Roberto Ierusalimschy, Simone Diniz Junqueira Barbosa

Hipertexto e Multimídia

A área de Hipertextos e Multimídia estuda os diversos aspectos envolvidos no uso de informações e conhecimento representados em múltiplas mídias. As pesquisas desenvolvidas abrangem desde os fundamentos até a utilização destas tecnologias e conceitos na solucão de problemas do mundo real.

Na parte de fundamentos, são investigados os métodos e princípios de representação, armazenagem, transmissão e apresentação de dados multimídia (mídias contínuas), tanto em ambientes centralizados quanto em ambientes distribuídos. Dentre os temas estudados incluem-se, entre outros, modelos de representação eficientes, modelos de dados hipermídia, modelos conceituais de documentos hipermídia, modelos para a orquestração na apresentação de objetos multimídia, sistemas de armazenagem em memória principal e secundária, e protocolos de transmissão de alto desempenho.

Na parte de aplicações, são investigados métodos de desenvolvimento de aplicações hipermídia, sobretudo aplicações concebidas para formarem parte de um time homem-máquina que atua na solução de problemas reais, tais como os sistemas de informações baseados na WWW. Entre outros temas, são investigados modelos centrados no usuário, modelagem orientada a objetos, modelagem de navegação, modelagem de interfaces, “design patterns” para hipermídia, “frameworks” para aplicações hipermídia, ambientes e “frameworks” para a implementação destas aplicações em várias plataformas de hardware e software, incluindo a WWW.

As pesquisas na área de hipertexto e multimídia são fortemente relacionadas com pesquisas em outras áreas do departamento, como por exemplo Redes de Computadores, Bancos de Dados e Engenharia de Software.

Professores atuantes na área: Antonio Luz Furtado, Bruno Feijó, Daniel Schwabe, Hugo Fuks, Luiz Fernando Gomes Soares, Sérgio Colcher

Interação Humano-Computador

A área de Interação Humano-Computador (IHC) se dedica a investigar a interação entre pessoas e artefatos de base computacional. Tem por objetivos principais: alavancar o desenvolvimento de novas tecnologias; aumentar a qualidade dos produtos tecnológicos existentes; e subsidiar a pesquisa científica em várias áreas envolvidas com Computação, Ciências Sociais e Humanas.

Hoje esta área se destaca da Engenharia de Software, constituindo um campo fortemente interdisciplinar. Dentre as disciplinas envolvidas em IHC, destacam-se a Psicologia, a Ergonomia, o Design Gráfico, a Semiótica e, sobretudo em interfaces inteligentes, a Lingüística Computacional e Análise do Discurso.

Na pós-graduação em Informática da PUC-Rio, as pesquisas estão mais concentradas em Engenharia Semiótica, uma nova abordagem para o projeto e a avaliação de ambientes de interação entre usuários e sistemas. Este trabalho é desenvolvido no SERG (laboratório do Grupo de Pesquisa em Engenharia Semiótica).

Também se destacam os trabalhos envolvendo IHC realizados em Engenharia de Software, Hipertexto e Multimídia, e Computação Gráfica.

Professores atuantes na área: Alberto Barbosa Raposo, Clarisse Sieckenius de SouzaHugo Fuks, Simone Diniz Junqueira Barbosa

Linguagens de Programação

Linguagens de programação constituem uma linha básica da computação, separada da Engenharia de Software em várias classificações, por exemplo nos códigos de linha do CNPq. Nesta linha estão incluídas as pesquisas referentes a compiladores, autômatos e ambientes de programação. Em especial, dirigem-se esforcos para o desenvolvimento de compiladores e interpretadores para linguagens extensíveis e linguagens orientadas a objetos. Vale ressaltar que esta área já conta com um simpósio nacional organizado pela Sociedade Brasileira de Computação.

Professores atuantes na área: Noemi Rodriguez, Roberto Ierusalimschy

Otimização e Raciocínio Automático

As pesquisas na área de raciocínio automático têm como objetivo o projeto e a análise de programas que aprendem modelos de classificação/predição a partir de bases de conhecimento e, também, de programas que aprendem políticas/estratégias de ação a partir de tentativa e erro.

As pesquisas na área de otimização combinatória têm como objetivo desenvolver métodos que permitem resolver eficientemente problemas cujo objetivo é encontrar soluções boas/ótimas, segundo algum critério de qualidade, a partir de um universo grande, porém finito, de soluções.

Professores atuantes na área: Eduardo Sany Laber, Hélio Côrtes Vieira Lopes, Marcus Vinicius Soledade Poggi de Aragão, Ruy Luiz Milidiú

Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

A pesquisa na área de sistemas distribuídos e redes de longa distância trata de problemas relacionados a protocolos e serviços interredes. São estudados problemas relacionados com projeto e gerenciamento de redes com grande número de nós, como a Internet. A existência de tais redes abre uma nova gama de possibilidades em termos de uso remoto de recursos. Este uso só pode se tornar realidade na medida em que forem oferecidas ferramentas eficientes para busca e acesso a informação. Este é outro tema de trabalho na área de sistemas distribuídos.

Na área de redes locais e de alta velocidade, a pesquisa com aplicações como teleconferência e correio eletrônico conduziu ao trabalho com sistemas hipermídia. Atualmente existe no departamento um projeto em andamento nesta área, com o objetivo de produzir uma ferramenta para construção de aplicações hipermídia. Esta ferramenta deve dar suporte a aplicações com arquitetura distribuída, o que implica, entre outras coisas, na necessidade de garantir banda passante para as diferentes mídias (por exemplo, voz e vídeo) através de uma rede de alta velocidade. Uma outra linha de trabalho nesta área estuda problemas relacionados ao uso de sistemas hipermídia, com ênfase no desenvolvimento de metodologias para autoria de hiperdocumentos.

Ainda dentro da área de Sistemas Distribuídos, são desenvolvidas pesquisas sobre arquiteturas e algoritmos para máquinas paralelas e distribuídas, voltados para a computação científica de alto desempenho, além do estudo de questões básicas em paralelismo tais como problemas de alocação de processadores e escalonamento de tarefas. Algumas das disciplinas básicas nesta área são Redes de Computadores, Redes Locais de Computadores, Modelagem e Simulação Discreta de Sistemas e Fundamentos de Sistemas Multimídia. Também são oferecidas disciplinas de Sistemas Hipermídia e Aplicações, Engenharia de Redes, Redes de Alta Velocidade, Gerência de Redes, Sistemas Distribuídos e Algoritmos e Arquiteturas Paralelas.

Professores atuantes na área: Luiz Fernando Gomes Soares, Markus Endler, Noemi Rodriguez, Sérgio Colcher

Teoria da Computação

A área de Teoria da Computação visa fornecer fundamentos matemáticos rigorosos para as diversas áreas da Informática. O grupo de pesquisadores que a compõem no Departamento está envolvido em projetos que vão desde a lógica formal até a semântica denotacional, os cálculos de construção de programas e o projeto e análise de algoritmos seqüenciais e paralelos. Na área da lógica formal tem-se obtido resultados significativos sobre generalizações dos conceitos de extensão, interpretação e implementação entre teorias para lógicas quaisquer. Na área de lógica algébrica desenvolveu-se uma álgebra relacional estendida, conhecida como Fork-Álgebra – a primeira álgebra finitamente axiomatizável da lógica de primeira ordem com igualdade. Na área da semântica de linguagens tem-se desenvolvido diferentes lambda-calculi baseados em lógicas subestruturais com modelos topológico-categóricos, tendo como principal objetivo uma caracterização estrutural de concorrência/paralelismo. Já na área de construção formal de programas foram desenvolvidos tanto um cálculo de programação não determinístico como diversos modelos formais do processo de desenvolvimento de software e ferramentas para apoiá-los. Na área de projeto e análise de algoritmos dedica-se especial atenção ao desenvolvimento de algoritmos seqüenciais e paralelos para problemas de otimização combinatória, teoria dos grafos e programação linear/inteira/dinâmica, envolvendo freqüentemente aplicações em problemas práticos em computação, automação e engenharia.

Professores atuantes na área: Eduardo Sany Laber, Edward Hermann Haeusler

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