Eduardo Sany Laber

Professor Associado

Short Bio

O Prof. Eduardo Laber vem utilizando técnicas de projeto de algoritmos, em conjunto com técnicas de otimização e aprendizado de máquina, para resolver problemas de relevância científica e industrial que emergem em diferentes setores como e-commerce, energia e finanças. A pesquisa do Prof. Eduardo tem sido reconhecida pela comunidade internacional tendo em vista as suas publicações em alguns dos fóruns mais importantes e competitivos da área de computação.

Colaborador de Laboratório

Biografia

Um campus aconchegante, situado em uma das regiões mais agradáveis da cidade, combinado com um corpo de professores com larga experiência em pesquisa e em projetos com a indústria tornam o Departamento de Informática da PUC-RIO uma excelente opção para aqueles que buscam construir uma sólida formação acadêmica aliada a uma boa rede de relacionamentos. Me formei em 1996 em Engenharia de Computação no DI da PUC-Rio e não estou ciente de algum ex-colega que não esteja muito bem colocado no mercado.

Eduardo Laber fez sua formação acadêmica na PUC-RIO. Concluiu sua graduação em Engenharia de Computação em 1996, seu mestrado em Informática em 1997 e seu doutorado em 1999. A sua pesquisa durante este período foi no tema de compressão de dados. De meados de 1999 até o início de 2001 ele foi professor colaborador da COPPE-SISTEMAS, UFRJ e, desde 2001, é professor do Departamento de Informática da PUC-Rio. Eduardo foi cientista visitante por dois meses em Carnegie Mellon nos anos de 2001 e 2002. A sua pesquisa tem como foco principal o projeto e a análise de algoritmos com garantia teórica de desempenho para problemas que emergem em diferentes áreas como compressão de dados, inteligência artificial e finanças, entre outras. Devido ao seu interesse em resolver problemas industriais ele busca, também, se manter atualizado sobre os avanços recentes nas áreas de aprendizado de máquina e otimização. Nestes últimos dois tópicos ele ministra cursos, orienta dissertações e realiza projetos visando a transferência de
tecnologia para empresas. A pesquisa científica do professor Eduardo tem sido reconhecida pela comunidade científica tendo em vista suas publicações em alguns dos principais periódicos/conferências da área de computação como: Journal of the ACM, ACM Transactions on Information Systems, STOC, SODA e IEEE Data Compression Conference. Eduardo é pesquisador nível 1 do CNPq e membro afiliado da Academia Braileira de Ciências. Eduardo já orientou várias dissertações de mestrado e 4 teses doutorado, três delas agraciadas com prêmios, de âmbito nacional, pela Sociedade Brasileira de Computação. A sua política consiste em trabalhar com um número reduzido de alunos de modo a poder garantir uma troca mais intensa com seus orientandos. Eduardo tem uma preocupação bastante grande em ministrar bons cursos já que entende que esta é uma das maiores contribuições de sua profissão. Por esse motivo, ele investe uma considerável parcela de seu tempo no aperfeiçoamento contínuo de material didático como listas, slides e apostilas.