Hipertexto e Multimídia

A área de Hipertextos e Multimídia estuda os diversos aspectos envolvidos no uso de informações e conhecimento representados em múltiplas mídias. As pesquisas desenvolvidas abrangem desde os fundamentos até a utilização destas tecnologias e conceitos na solucão de problemas do mundo real.

Na parte de fundamentos, são investigados os métodos e princípios de representação, armazenagem, transmissão e apresentação de dados multimídia (mídias contínuas), tanto em ambientes centralizados quanto em ambientes distribuídos. Dentre os temas estudados incluem-se, entre outros, modelos de representação eficientes, modelos de dados hipermídia, modelos conceituais de documentos hipermídia, modelos para a orquestração na apresentação de objetos multimídia, sistemas de armazenagem em memória principal e secundária, e protocolos de transmissão de alto desempenho.

Na parte de aplicações, são investigados métodos de desenvolvimento de aplicações hipermídia, sobretudo aplicações concebidas para formarem parte de um time homem-máquina que atua na solução de problemas reais, tais como os sistemas de informações baseados na WWW. Entre outros temas, são investigados modelos centrados no usuário, modelagem orientada a objetos, modelagem de navegação, modelagem de interfaces, “design patterns” para hipermídia, “frameworks” para aplicações hipermídia, ambientes e “frameworks” para a implementação destas aplicações em várias plataformas de hardware e software, incluindo a WWW.

As pesquisas na área de hipertexto e multimídia são fortemente relacionadas com pesquisas em outras áreas do departamento, como por exemplo Redes de Computadores, Bancos de Dados e Engenharia de Software.