Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

A pesquisa na área de sistemas distribuídos e redes de longa distância trata de problemas relacionados a protocolos e serviços interredes. São estudados problemas relacionados com projeto e gerenciamento de redes com grande número de nós, como a Internet. A existência de tais redes abre uma nova gama de possibilidades em termos de uso remoto de recursos. Este uso só pode se tornar realidade na medida em que forem oferecidas ferramentas eficientes para busca e acesso a informação. Este é outro tema de trabalho na área de sistemas distribuídos.

Na área de redes locais e de alta velocidade, a pesquisa com aplicações como teleconferência e correio eletrônico conduziu ao trabalho com sistemas hipermídia. Atualmente existe no departamento um projeto em andamento nesta área, com o objetivo de produzir uma ferramenta para construção de aplicações hipermídia. Esta ferramenta deve dar suporte a aplicações com arquitetura distribuída, o que implica, entre outras coisas, na necessidade de garantir banda passante para as diferentes mídias (por exemplo, voz e vídeo) através de uma rede de alta velocidade. Uma outra linha de trabalho nesta área estuda problemas relacionados ao uso de sistemas hipermídia, com ênfase no desenvolvimento de metodologias para autoria de hiperdocumentos.

Ainda dentro da área de Sistemas Distribuídos, são desenvolvidas pesquisas sobre arquiteturas e algoritmos para máquinas paralelas e distribuídas, voltados para a computação científica de alto desempenho, além do estudo de questões básicas em paralelismo tais como problemas de alocação de processadores e escalonamento de tarefas. Algumas das disciplinas básicas nesta área são Redes de Computadores, Redes Locais de Computadores, Modelagem e Simulação Discreta de Sistemas e Fundamentos de Sistemas Multimídia. Também são oferecidas disciplinas de Sistemas Hipermídia e Aplicações, Engenharia de Redes, Redes de Alta Velocidade, Gerência de Redes, Sistemas Distribuídos e Algoritmos e Arquiteturas Paralelas.