IDEIAS-SERG

Núcleo de Inovação Tecnológica

IDEIAS-SERG é um laboratório de pesquisa e desenvolvimento multidisciplinar do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. Fundado em 2019, IDEIAS-SERG resultou da junção de dois grupos mais antigos, IDEIAS (fundado em 2010) e SERG (fundado em 1996). IDEIAS-SERG é coordenado pelas professoras Simone D.J. Barbosa e Clarisse Sieckenius de Souza. Seus interesses de pesquisa nas áreas em que atuam incluem Semiótica, Visualização de Informação e Visual Analytics, Desenvolvimento por Usuários Finais  e Computação Centrada em Humanos.

SERG (1996-2019), Semiotic Engineering Research Group, titulou 32 Mestres e 29 Doutores (que trabalham ou trabalharam em universidades e centros de pesquisa). Seus pesquisadores publicaram, além de centenas de artigos científicos, 5 livros internacionais e um livro nacional (referência de IHC no Brasil), o que tornou o SERG um centro de referência internacional em Semiótica Computacional. Por seu trabalho, os pesquisadores sênior do SERG receberam cinco prêmios e distinções internacionais (incluindo 2 da ACM e 2 da IFIP) e dois prêmios nacionais (incluindo Mérito científico da Sociedade Brasileira de Computação). IDEIAS (2010-2019) titulou 17 Mestres e 6 Doutores. Em 2020, sua fundadora recebeu o prêmio Carreira de Destaque em IHC (CEIHC-SBC). Ela é co-coordenadora geral da principal conferência de IHC, ACM CHI 2022.

IDEIAS-SERG tem tido projetos em parceria com outros laboratórios na PUC-Rio — em particular, daslab, ExACTa, LES e Tecgraf.

IDEIAS-SERG oferece serviços de treinamento e consultoria em design e avaliação de IHC e experiência do usuário, assim como em visualização de informação e análise exploratória e visual de dados — frequentemente aplicando resultados de pesquisa de nossos alunos de pós-graduação.

Outras informações sobre o IDEIAS-SERG encontram-se no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq.

Simone Diniz Junqueira Barbosa e Clarisse Sieckenius de Souza