Software Science Lab

Núcleo de Inovação Tecnológica

O Software Science Lab é um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. A PUC-Rio é uma universidade tradicional, conhecida por sua liderança na América Latina em pesquisa, internacionalização e integração com a indústria. As pesquisas do DI são avaliadas pela CAPES com conceito de qualidade 7 (máximo), que representa “excelência internacional”.

Neste contexto, o Software Science Lab realiza pesquisas experimentais na área de Engenharia de Software e na interseção entre as áreas de Engenharia de Software e Ciência de Dados. O grupo de pesquisa do laboratório está representado na rede de excelência International Software Engineering Research Network (ISERN) e está ativo em colaborações de pesquisa internacionais. O laboratório transfere tecnologia para empresas através de soluções corporativas especializadas, envolvendo consultorias e treinamentos, auxiliando as empresas parceiras na adoção das melhores práticas da Engenharia de Software (gestão de projetos, métodos ágeis, requisitos, arquitetura, projeto & desenvolvimento, testes, DevOps, etc) para o desenvolvimento de aplicações corporativas e de aplicações baseadas em ciência de dados.

O Software Science Lab também apoia a condução de projetos de pesquisa e desenvolvimento para Transformação Digital em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica ExACTa. Adicionalmente, o laboratório colabora com os cursos de especialização (pós-graduação lato sensu) e extensão do DI oferecidos via Coordenação Central de Extensão (CCE).

Marcos Kalinowski

Endereço

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) - Departamento de Informática - Sala 417 RDC Rua Marquês de São Vicente 225, Gávea, Rio de Janeiro, RJ, Brazil, CEP 22451-900