Telemídia

Núcleo de Inovação Tecnológica

As atividades na área de Redes de Computadores na PUC-Rio iniciaram-se em 1980.

Nessa década, a partir do início das pesquisas realizadas no Laboratório TeleMídia, surgiram as primeiras redes locais brasileiras, a Redpuc (na PUC-Rio) e a Redusp (na USP), que davam suporte à concepção distribuída das centrais.

No início dos anos 90, já tendo desenvolvido aplicações importantes como sistemas de videotelefonia, teleconferência audiográfica e correio eletrônico multimídia, os pesquisadores envolvidos perceberam, a exemplo do que ocorreu com grupos de outros países, a necessidade de um tratamento mais formal aos documentos trocados nas diversas aplicações multimídia. Foi criado então um projeto na área de ambientes para desenvolvimento de aplicações hipermídia, denominado HyperProp.

Em português “hiper contra-regra”, HyperProp consistia de um sistema aberto hipermídia distribuído capaz de fornecer facilidades hipermídia às suas diversas aplicações usuárias.

Com a experiência adquirida em mais de duas décadas de pesquisas nas áreas de Sistemas Multimídia/Hipermídia e de Redes de Computadores, em 2005 as pesquisas do projeto HyperProp se concentraram na área de TV Digital Interativa, tendo como resultado o subsistema Ginga-NCL, que, em 2006, veio a se tornar o ambiente declarativo do middleware do padrão brasileiro de TV digital terrestre e, em 2009, Recomendação ITU-T  H.761 para serviços IPTV.

Simultaneamente à pesquisa, agregada a uma forte produção científica, o TeleMídia prioriza a formação de recursos humanos. Em sintonia com essa preocupação, cursos de Extensão e Especialização nas áreas de TV Digital e Redes de Computadores têm sido regularmente oferecidos.

No Laboratório, atuando intensamente nos vários projetos, diversos alunos de mestrado e doutorado vêm desenvolvendo suas teses. Os doutores e mestres egressos somam-se às dezenas de pós-graduados já formados pelo Laboratório. Vários desses profissionais atuam em importantes instituições, como centros de pesquisa, empresas, órgãos governamentais, entre outras, disseminando os conceitos adquiridos no Laboratório durante a sua formação.

Coordenador

Áreas de Pesquisa

Tel.: +55 21 3527-1500 ramal 3503/3504

Endereço: Rua Marquês de São Vicente 225, Edifício Pe. Belizário (ITS - Instituto de Tecnologia de Software) Gávea - Rio de Janeiro/RJ - Brasil 22.453-900