Canal do DI ganha novas apresentações e palestras no 2º semestre

Lives e apresentações acadêmicas com alunos e professores prometem divulgar ainda mais a produção científica do departamento

Com mais de 1.500 inscritos e 32 mil visualizações, o YouTube do Departamento de Informática (DI) coloca no ar esta semana novas apresentações de dois importantes trabalhos acadêmicos. O canal, que abriga parte da produção científica do departamento, oferece aos inscritos lives de pesquisadores do DI, apresentações de trabalhos acadêmicos e até tutoriais feitos por alunos.

No novo vídeo que já entrou no canal nesta terça-feira (17), o ex-aluno de mestrado do DI Raphael de Souza e Almeida apresenta sua pesquisa, um simulador em realidade virtual para auxiliar a Marinha do Brasil a analisar aspectos topotáticos de um terreno, que são as variáveis que as Forças Armadas consideram em uma região específica onde fará uma operação, como a vegetação e clima locais, relevo e até potenciais inimigos.

Intitulada “Topological and tactical study of terrains modeled into a synthetic training environment as a military educational resource”, a pesquisa sugere o uso da tecnologia sem que oficiais da Marinha tenham que estar fisicamente no local. O abstract do trabalho, assim como o Digital Object Identifier (DOI), se encontram na descrição.

Na quinta-feira (19), entrará ao ar vídeo com apresentação do artigo “Integrando tecnologias de Sistemas de Bancos de Dados e Processamento de Eventos Complexos”, redigido a partir do TCC do estudante do DI Lucas Chaves Duarte, sob orientação do professor Sérgio Lifschitz. O artigo discute a utilização de Processamento de Eventos Complexos (Complex Event Processing – CEP) em conjunto com sistemas de bancos de dados relacionais, para a coleta, processamento e análise de fluxos de dados em grandes volumes.

A partir da próxima terça-feira (24), com a volta às aulas, o canal passa a transmitir novamente as lives do Departamento de Informática. Também estão previstos novos envios com vídeos de trabalhos de autores como Mariana Salgueiro, ex-aluna de graduação, e de Alexandre Novello e Paulo Mendes, ex-alunos do mestrado.

A dissertação de Mariana, que também contou com a orientação do professor Sérgio Lifschitz, propõe um Sistema de Recuperação de Informação que funcione como um mecanismo de busca tradicional na Web, permitindo a identificação de projetos de pesquisa relacionados à área de meio ambiente natural realizados na PUC-Rio.

Se você ainda não é inscrito no canal, se inscreva aqui e ative as notificações para ficar sempre por dentro das novidades por lá!