Fechar

Eduardo Laber é palestrante convidado do LATIN 2020

Foto: Arquivo pessoal

Principal conferência latino-americana da área de teoria e algoritmos ocorre entre os dias 5 e 8 de janeiro; inscrições já estão encerradas 

O professor do Departamento de Informática (DI) Eduardo Sany Laber será um dos palestrantes convidados do LATIN 2020 (Latin American Theoretical Informatics Symposium), a principal conferência latino-americana da área de teoria e algoritmos. A 14ª edição do evento estava prevista para maio do ano passado em São Paulo. Porém, com a pandemia de Covid-19, foi adiada para os dias 5, 6, 7 e 8 janeiro de 2021 em formato on-line. As inscrições para a conferência estão encerradas. 

Em sua palestra, Laber abordará métodos que são utilizados para aprendizado de máquinas. “Essa área tem uma pesquisa muito ativa hoje em dia, que vem sendo utilizada em uma série de aplicações importantes, como o diagnóstico de doenças e a tradução automática”, explica. 

Para o professor, um dos desafios da área é entender como esses métodos funcionam e por que eles tomam as suas respectivas decisões. “Existe uma preocupação muito grande na comunidade internacional de machine learning em conseguir métodos que sejam simples de interpretar. Então, a minha pesquisa tem a ver com esses métodos explicáveis ou interpretáveis para a área de aprendizado de máquina”, diz Laber, que está desenvolvendo a sua pesquisa, denominada On the Price of Explainability for some Clustering Problems, desde meados de junho do ano passado.

Conferência terá oito palestrantes convidados

Realizada desde 1992, a LATIN reúne os principais nomes da área de teoria e algoritmos. Nesta edição, o grupo de palestrantes convidados inclui oito pesquisadores, muitos deles agraciados com importantes prêmios e de renomadas instituições. Além de Laber, os palestrantes são: Maria-Florina Balcan (Carnegie Mellon University); Nikhil Bansal (CWI and Eindhoven University of Technology); Maria Chudnovsky (Princeton University); Nicole Immorlica (Microsoft Research); Alexander Razborov (The University of Chicago); Luca Trevisan (Bocconi University); e Bianca Zadrozny (IBM Research Brazil). 

Segundo o professor do DI, as expectativas para a apresentação são boas. “Pretendo mostrar uma pesquisa sólida e que eu consiga, de alguma forma, representar o trabalho que é desenvolvido no Brasil. Há muitas coisas interessantes sendo produzidas aqui”, diz.