Fechar

Kalinowski destaca importância do planejamento em pesquisas survey

Professor e coordenador de pós-graduação do DI Marcos Kalinowski

Em live, o coordenador da pós-graduação do DI falou sobre os principais passos para conduzir uma boa pesquisa

 

Você já teve problemas em sua pesquisa por falta de planejamento? Na metodologia survey, uma das mais usadas para pesquisas em engenharia de software mundo afora, preparar um projeto bem estruturado e definido é o caminho das pedras para um trabalho bem-sucedido. Esta foi uma das recomendações do professor e coordenador de pós-graduação Marcos Kalinowski durante a live da última sexta-feira (18), transmitida pelo YouTube e Facebook do Departamento de Informática (DI).


As pesquisas survey são um tipo de investigação quantitativa ou qualitativa conduzida antes ou depois de um determinado fenômeno. Também é possível fazer comparações entre estes dois períodos. Essa metodologia se volta à coleta de dados e informações específicas a partir de características dos grupos participantes e é geralmente aplicada através de um questionário estruturado. 

 

No seminário, Marcos Kalinowski descreveu os aspectos básicos do survey, como os tipos de questionários, perguntas e suas categorias, e lembrou de alguns importantes pontos de partida. “Existem condições a serem atingidas para aplicar os questionários. A população alvo deve ser capaz de entender as perguntas e ter conhecimento suficiente para respondê-las. Além disso, é fundamental que a população esteja motivada e querendo participar do survey.”

 

Segundo o professor, as teorias têm um alto valor na construção dos surveys. “Você pode e deve se embasar em um referencial teórico forte para montar seu modelo teórico e pensar no que você efetivamente está querendo avaliar, confirmar ou descobrir com sua pesquisa. O alinhamento com teorias é essencial”, ressaltou Kalinowski.

 

Em seguida, Kalinowski falou sobre diferentes formas de projetar os surveys, destacando que o propósito inicial deste tipo de pesquisa é, frequentemente, a caracterização a partir de dados obtidos através das perguntas. Alguns aspectos a serem caracterizados podem incluir produtividade e qualidade de um produto, satisfação de usuários e retorno de investimento. 

 

“O entendimento, que já envolve uma análise qualitativa mais elaborada, pode ser também o objetivo do survey, mas normalmente não é o primeiro passo”, esclareceu o professor. “Nunca buscamos explicar coisas a respeito da amostra, mas sim generalizar para a população. A narrativa sobre a amostra é dada apenas através de estatísticas descritivas”, completou.

 

Durante a apresentação, Marcos Kalinowski citou alguns trabalhos da área nos quais esteve envolvido. Um deles foi a Pandemic Programming, uma pesquisa de colaboração internacional que investigou como a pandemia da Covid-19 afeta os desenvolvedores de software e como suas empresas podem ajudar. O trabalho estudou principalmente o efeito da pandemia no bem-estar e na produtividade dos trabalhadores, aspectos que estão intimamente conectados, além de avaliar como o contexto geral é afetado. A pesquisa observou que os desenvolvedores que tiveram dificuldades com aspectos econômicos em seus ambientes de home office sofreram uma piora no bem estar e, consequentemente, na produtividade.

 

O seminário do professor Marcos Kalinowski fez parte da série de lives da pós-graduação do DI que acontece toda sexta-feira, às 15h, no YouTube e Facebook do departamento. Para não ficar de fora das próximas apresentações, inscreva-se no nosso canal do YouTube (youtube.com/dipucrio)!