Fechar

Linguagem Lua é destaque na imprensa devido ao sucesso da Roblox 

Foto: Divulgação/Roblox Corporation

Folha e Globo detalham plataforma de games desenvolvida a partir da linguagem criada no DI

Plataforma de games queridinha do momento, a Roblox tem em seu DNA a linguagem de programação Lua, criada no Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. Licenciada em código aberto, a Lua pode ser usada livremente por qualquer pessoa e foi a partir dela que nasceu, em 2006, a Roblox. A história da plataforma ganhou destaque em duas reportagens publicadas recentemente nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo. 

Em março, a empresa Roblox Corporation ingressou na Bolsa de Nova York e fechou o primeiro dia alcançando US$ 45,3 bilhões (cerca de R$ 254,3 bilhões) em valor de mercado, superando gigantes do meio, como a Electronic Arts. 

Tamanho sucesso tem chamado a atenção da mídia, como foi o caso da reportagem na coluna “Capital”, do O Globo, publicada em 10 de abril, e do artigo do colunista Ronaldo Lemos, na Folha, publicado em 21 de março. Os textos lembraram a criação da linguagem Lua dentro do Instituto Tecgraf, vinculado ao DI, pelos professores Roberto Ierusalimschy e Waldemar Celes, e pelo pesquisador do IMPA e ex-membro do Tecgraf, Luiz Henrique de Figueiredo, e mencionam que os desenvolvedores da Lua não obtiveram partes dos ganhos da Roblox, já que é uma linguagem de código aberto.  

“É uma satisfação ver a Lua tendo um uso tão bem sucedido. Angry Birds também usa Lua, mas quem joga não sabe. O bacana da Roblox é que expõe a linguagem para usuários não técnicos. E muitos podem acabar virando programadores”, disse Ierusalimschy para O Globo. 

Saiba mais sobre a Roblox

A Roblox é uma plataforma que permite aos usuários criarem os seus próprios jogos com a ajuda da ferramenta Roblox Studio. Com isso, os jogadores podem se deparar com diversos games dentro da plataforma, das mais diferentes naturezas. Além disso, outra grande vantagem é que os criadores dos games podem ser remunerados pelas suas invenções.  

De acordo com o artigo do O Globo, a plataforma recebe 37 milhões de usuários por dia, além de conter 8 milhões de desenvolvedores. 

As reportagens abordam os principais atributos e conquistas recentes da Roblox, assim como destacam a eficiência e a facilidade de uso da Lua. 

Leia as matérias completas (disponíveis para assinantes): O Globo e Folha de S. Paulo