Fechar

Live com engenheiros da Microsoft aborda nova arquitetura em datacenters

Ricardo Bianchini e Marcus Fontoura. Foto: Arquivo pessoal

Marcos Fontoura, ex-aluno do DI, e Ricardo Bianchini falam na sexta (14) sobre projeto que traz melhorias a servidores, softwares e datacenters

Um dos principais desafios em datacenters é manter os servidores numa temperatura estável, evitando o aquecimento dos equipamentos de TI e possíveis falhas nos componentes. A gigante Microsoft está trabalhando em um projeto inovador que promove a interseção de datacenters, sistemas de hardware e softwares, e pode evitar tais problemas. Esse será o tema da live “Zissou – Uma nova arquitetura de software, servidores e datacenters usando resfriamento por imersão”, que será apresentada nesta sexta-feira (14), às 15h. 

A palestra será apresentada por Ricardo Bianchini, distinguished engineer (reconhecimento dado a profissionais do mais alto nível) da Microsoft Research, e Marcus Fontoura, que atua como pesquisador technical fellow, é vice-presidente corporativo da Microsoft Azure e ex-aluno do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio.

Na apresentação, Bianchini e Fontoura vão apresentar o Zissou, aplicado dentro da Microsoft e responsável por aprimorar o recurso de resfriamento de datacenters. “Os servidores estão consumindo cada vez mais energia, até o ponto que resfriá-los apenas com ar se torna muito difícil. Por isso, estamos estudando uma nova técnica de resfriamento, chamada resfriamento por imersão”, disse Bianchini. 

O resfriamento por imersão líquida possibilita a operação dos servidores em uma temperatura mais amena e estabilizada, e melhora o funcionamento de servidores e softwares. Entre os seus benefícios, estão o aumento da densidade dos servidores e a redução de falhas nos componentes.  “A ideia é que a gente consiga manter esses servidores em uma temperatura constante, possibilitando o uso mais eficiente dos computadores”, explicou Fontoura. 

A apresentação também vai abordar os caminhos de pesquisa abertos pelo Zissou, como a criação de novos modelos de gerenciamento de falhas e o dilema entre desempenho, potência e confiabilidade com overclock de componentes.

Ao final da live, os espectadores vão poder participar de uma sessão de perguntas e respostas moderadas pelo coordenador de pós-graduação, professor Marcos Kalinowski. Então, não perca: a palestra será na sexta (14), às 15h, com transmissão pelo YouTube e pelo Facebook do DI. Ative o lembrete para não esquecer!