DI indica: 10 séries sobre tecnologia para maratonar nas férias

Foto: Nicolas J. Leclercq / Unsplash

Confira a lista com sugestões de tramas relacionadas ao universo da informática e computação

Nesses tempos de pandemia, em que os índices da Covid-19 voltam a preocupar, um bom programa para as férias é embarcar em tramas da TV e do streaming. Já demos dicas de filmes sobre tecnologia e agora chegou a vez das séries. Nesta lista, reunimos 10 obras que abordam temas relevantes para quem estuda no Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. Seja para quem está chegando agora ou para os de casa, são indicações que alimentam o interesse pelos avanços tecnológicos da informática e da computação. Confira!

Essa é para quem adora assuntos de segurança cibernética. Classificada  como suspense de tecnologia, Mr. Robot tem como protagonista Elliot, um jovem programador que é engenheiro de cibersegurança de dia e hacker justiceiro à noite. Estrelada por Rami Malek e Christian Slater, a série apresenta personagens complexos num universo hacker realista. Foi vencedora do Globo de Ouro  de melhor série dramática, em 2015, e está disponível na Amazon Prime Video

Essa antologia de ficção científica criada por Charlie Brooker e lançada em 2011 pelo Channel 4, no Reino Unido, foi aclamada pelo público e crítica mundiais após ter sido adicionada ao catálogo da Netflix, em 2015, e ganhado mais três temporadas. Embora tenha episódios com personagens, cenários e até mesmo realidades diferentes, todas as histórias se passam num futuro que parece bem próximo e apresentam as consequências imprevistas das novas tecnologias. A série conquistou diversos prêmios internacionais, entre eles, seis Emmy.

A série cômica da HBO é sobre uma startup fictícia, a PiedPiper, que enfrenta todas as burocracias e dificuldades de uma pequena e nova empresa no Vale do Silício. Foi elogiada no Twitter e no blog GatesNotes, pelo próprio Bill Gates, que se identificou com o protagonista, Richard. “Se você realmente deseja entender o Vale do Silício, você deveria assistir à série da HBO Silicon Valley”, escreveu Gates. A trama traz piadas internas e referências da indústria.

Ambientada na Silicon Prairie do Texas, na década de 80, era de ouro dos computadores pessoais, a série é uma história de ficção num contexto real da revolução do computador pessoal. A partir da perspectiva de um insider ficcional, Halt & Catch Fire retrata os bastidores da indústria de computadores nos Estados Unidos, quando um engenheiro, uma hacker e um vendedor de primeira decidem desafiar gigantes como a IBM. Nas quatro temporadas, que estão disponíveis no Globoplay, a obra abarca 10 anos desse mundo da informática.

Transmitida pela CBS desde 2014, Scorpion é baseada na história real do gênio excêntrico Walter O’Brien, que hackeou a NASA quando ainda era criança, para conseguir plantas de foguetes. Aos 16, ele já trabalhava para o governo federal e, adulto, reúne uma equipe de mentes brilhantes — porém socialmente desajustadas — para defender o país de complexas ameaças tecnológicas e digitais. As quatro temporadas estão disponíveis no Globoplay.

Criada por Laeta Kalogridis e baseada no livro homônimo de Richard K. Morgan, a série se passa num futuro em que a consciência é digitalizada e armazenada, ou seja,  humanos podem trocar de corpo e evitar a morte. O protagonista, Takeshi Kovacs, é um prisioneiro que, após passar 250 anos no gelo, retorna à vida em um novo corpo e precisa desvendar um assassinato para conquistar sua liberdade. Para isso, ele vai usar três armas: inteligência artificial, realidade virtual e big data. Disponível na Netflix.

Um produto original Netflix, essa minissérie documental em três episódios foi criada e dirigida por Davis Guggenheim. O Código Bill Gates se propõe a mostrar como funciona a mente de um dos homens mais ricos do mundo, por quem ele foi influenciado e quais são suas metas ainda não alcançadas. Para além da criação da Microsoft e os percalços da vida pessoal, a obra destaca a filantropia da Fundação Bill e Melinda Gates.

Antologia de terror da Amazon Prime Vídeo, Dark/Web foi comparada a Black Mirror e indicada a sete prêmios Emmy. A série explora os aspectos mais assustadores da evolução da tecnologia, como por exemplo as possibilidades de controle do indivíduo. Curiosamente, a trama não é ambientada num futuro distópico, mas sim num submundo virtual misterioso da Los Angeles atual. Embora a história seja construída por várias subtramas, tudo é amarrado por um arco dramático maior, em oito “capítulos” que variam de 30 minutos a pouco mais de uma hora de duração. O ponto de partida é o desaparecimento de uma analista de segurança cibernética, Molly Solis (Noemi Gonzalez). Ela envia mensagens para ex-colegas de escola pedindo ajuda, com um conto anexado que acaba revelando uma armadilha.

Série russa disponível na Netflix,  propõe um debate sobre inteligência artificial de robôs. A história se passa num futuro próximo, em que a sociedade convive harmonicamente com robôs usados para executar várias tarefas antes humanas. Arisa é um modelo de robô de última geração, desenvolvido por chineses, com o propósito de desempenhar o papel de esposa e mãe. Uma família à beira da separação torna-se sua proprietária, e Arisa passa a ser procurada por uma corporação, investigadores de homicídios e terroristas.

Nessa série policial criada por Jonathan Nolan (WestWorld) e J.J. Abrams (Felicty, Alias, Lost e Fringe) a Inteligência Artificial é o enredo central. O drama apresenta um ex-agente da CIA e um programador milionário que salvam vidas usando uma IA de vigilância que envia as identidades de civis envolvidos em futuros crimes. Contudo, os detalhes dos crimes e as funções dos civis são um mistério. As cinco temporadas estão disponíveis no Globoplay.