Fechar

Dissertação defendida no DI é premiada em encontro de IHC

A mestre em Infomática Bianca Teixeira

Maior simpósio da área no Brasil dá 2º lugar ao trabalho de Bianca Teixeira 

Menos de um ano após ter concluído o mestrado pelo Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, a ex-aluna do DI Bianca Teixeira recebeu o segundo lugar no concurso de teses e dissertações do XX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais, o IHC 2021. O encontro, que aconteceu em outubro, é o principal da área de Interação Humano-Computador no Brasil, setor que vem crescendo no país.

O trabalho de Bianca, Investigating the integration of user values with design rationale and its effects on IHC design artifacts, foi orientado pela professora do DI Simone Barbosa. A dissertação investiga a integração de valores de usuários com design rationale, formas de registrar a tomada de decisão, e analisa o impacto dessa integração em artefatos de design de IHC. 

“Vimos que valores de usuários bem definidos tendem a gerar softwares mais apropriados e personalizamos, e quando os valores não foram bem explorados designers tendem a usar seus próprios vieses na hora de projetar a interface”, explica Bianca.

Satisfeita com o reconhecimento que obteve no IHC 2021, ela também comemora a participação no encontro. “A comunidade de IHC é muito próxima e acolhedora. Foi muito bom ver esse lado social das conferências. É legal também ver como a comunidade brasileira está crescendo. Muitas vezes focamos apenas em veículos internacionais, mas é importante valorizar a própria cultura também”, diz. 

Para Simone, um dos grandes méritos do trabalho premiado foi optar por investigar a fundo modelos já existentes em vez de querer apenas lançar algo novo. 

“Alguns alunos acham que é necessário criar mais um modelo, técnica ou processo para fazer uma contribuição científica importante. Esse prêmio evidencia a valorização de investigações em profundidade sobre representações que já existem para derivar lições sobre como integrá-las e adaptá-las de forma efetiva”, reflete. 

Organizado pela Comissão Especial de IHC da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o simpósio acontece anualmente e sempre em cidades diferentes do Brasil. A ideia do encontro é, dessa forma, chegar a todas as regiões do país e estreitar os laços entre a comunidade da área.