Fechar

Roshina Hoda debate Socio-Thechnical Grounded Theory (STGT)

Professora da Universidade Monash, na Austrália, foi a palestrante do Conexão Rio-Campinas nesta quarta (15)

Com mais de 15 anos de experiência na exploração relacionada a práticas ágeis em projetos de software, comportamentos das pessoas e processos em Engenharia de Software, a professora da Universidade Monash, na Austrália, Rashina Hoda, dividiu seu conhecimento nesta quarta-feira (15) durante live promovida pela Conexão Rio-Campinas. O projeto é uma parceria entre o Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio e o Instituto de Computação (IC) da Universidade de Campinas (Unicamp) que promove debates e intercâmbios de conhecimento em Computação e tecnologias relacionadas. 

Rashina Hoda concentra sua pesquisa em pessoas e processos da Engenharia de Software

Na apresentação, Rashina compartilhou ideias sobre as diretrizes de uma teoria sociotécnica fundamentada (STGT), versão moderna do método da Teoria Fundamentada nos Dados, tema sobre o qual ela está escrevendo um livro. A professora também explicou em detalhes a utilização da “Grouded Theory” (GT), método detalhado de pesquisa sociológica, muito usado na área de Engenharia de Software, e tirou dúvidas de quem acompanhou a live.

“O método GT, introduzido pelos sociólogos Barney Glaser e Aslem Strauss em 1967 é um processo sistemático e rigoroso, um ‘mergulho profundo’ em algum fenômeno social com foco no “como” e também no “porquê” dos fenômenos. É uma abordagem indutiva para geração de teorias baseada em evidências com um método de análise de dados poderoso em seu núcleo”, contou a pesquisadora.  Ela é uma das Superstars do STEM 2021-2022 (Science, Technology, Engineering and Mathematics), evento que reconhece profissionais e educadores da área na Austrália.

O conteúdo apresentado por Hoda foi baseado no artigo que a pesquisadora publicou recentemente na revista científica IEEE Transactions on Software Engineering (TSE) (https://www.computer.org/csdl/journal/ts/5555/01/09520216/1wdNUjN9744), o principal periódico desta área no mundo.

A especialista em práticas ágeis falou sobre o aumento da popularidade do método apresentado nos últimos anos e pontuou que ele inclusive é popular em diferentes áreas. Apesar deste crescimento, principalmente nas pesquisas em Engenharia de Software, Hoda explicou que os métodos ainda podem ser utilizados de forma incorreta caso não haja um aprofundamento na teoria.

“Infelizmente existe o uso de má qualidade da Grouded Theory. Muitas vezes não sabem detalhes suficientes ao utilizá-lo, sem referências das diretrizes e fazendo uso indevido dele. Por isso, é importante que o método seja aplicado da forma correta, pois usando de um jeito pobre e sem conhecimento prático, fatalmente vai gerar importantes erros como uma apresentação de má qualidade ou confusão de escopo”, disse.

Durante a live, a professora também abordou sobre Socio-Thechnical Grounded Theory (STGT) em engenharia de software, assunto que foi escolhido para ser o tema do evento. Além de explicar o método, Rashina deu dicas sobre as habilidades necessárias para a utilização da teoria.

“A STGT é um método de pesquisa interativa e incremental para a realização de pesquisas sociotécnicas usando dados tradicionais, modernos e técnicas de pesquisa para gerar teorias novas, modificáveis e úteis. Ela é feita com rodadas intercaladas de coleta e análise de dados básicos e avançados, análise e desenvolvimento”, explicou

De acordo com a pesquisadora, para que o método seja bem utilizado, é muito importante que quem o pratique possua alguns fundamentos filosóficos, ontologia, epistemologia, paradigmas de pesquisa, habilidades de pesquisa qualitativa, sensibilidade teórica, sócio-sensibilidade técnica e também conhecimento de domínio.

A teoria, segundo a professora, é importante pois aproveita fontes e tipos de dados modernos, explora diferentes visões de mundo de pesquisa (positivista, construtiva e pragmatista), incentiva estudos interdisciplinares de fenômenos sócio-técnicos e possibilita diretrizes de avaliação avançada para resultados intermediários e maduros. Essas são uma das razões citadas por Rashina para o utilização da Socio-Technical Grouded Theory.

Se você perdeu a live com Rashina Hoda, o vídeo completo está disponível no canal do YouTube do Departamento de Informática da PUC-Rio. Fique sempre ligado nas nossas redes sociais para saber sobre novidades deste e de outros muitos projetos!