Serrapilheira apoia pesquisadores de informática com até R$ 700 mil

Inscrições vão até 16 de dezembro; Ciência da computação está entre as áreas apoiadas;

Estão abertas as inscrições para a 4ª Chamada Pública de Apoio à Ciência do Instituto Serrapilheira (instituição de fomento à ciência e a divulgação científica). Até 12 jovens cientistas serão selecionados para receber apoios que variam de R$ 200 mil a R$ 700 mil e valem por 3 anos. Ciência da computação está entre as áreas contempladas no edital, além de matemática e ciência naturais – que reúne ciências da vida, física, química e geociências. As inscrições vão até 16 de dezembro. Clique aqui para se inscrever.

A nova chamada pública traz algumas mudanças em relação às anteriores. O período de apoio se estendeu, para que os cientistas possam desenvolver seus projetos em longo prazo e o valor da bolsa passou a ser variável e levará em consideração as necessidades de cada projeto – por exemplo, se são mais ou menos experimentais.

Os cientistas selecionados também poderão concorrer, de forma voluntária, a recursos extras para serem investidos exclusivamente na integração e formação de pessoas de grupos sub-representados em suas equipes. A depender da ação a ser desenvolvida, o valor do bônus pode variar de 10% a 100% do apoio recebido. A maneira de implementar as ações de inclusão será discutida com cada pesquisador selecionado.

Para se inscrever, os candidatos devem ter vínculo permanente com alguma instituição de pesquisa no Brasil e ter concluído o doutorado entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2018. No caso de mulheres com filhos esse prazo é estendido em até dois anos.

Além disso, os candidatos deverão indicar ao menos dois artigos de impacto em que foram autores principais. Mas atenção: o impacto será medido pelo efeito que o artigo teve em questionar, avançar ou aprofundar o conhecimento no campo, justificado pelo próprio candidato. Ou seja, o proponente precisa explicar por que considera seus artigos de impacto com base em seu conteúdo e contribuição intelectual.

O processo de seleção terá duas fases. Na primeira, os candidatos enviam uma pré-proposta, que será avaliada pelos revisores. A partir daí, alguns serão chamados para submeterem a proposta completa. A etapa final inclui uma entrevista.

Desde sua criação, em 2017, o Serrapilheira investiu R$ 30 milhões em ciência, apoiando mais de 120 projetos de pesquisa. “Apesar das condições de financiamento à pesquisa pouco favoráveis, temos testemunhado no Serrapilheira, nos últimos três anos, o desenvolvimento da carreira de jovens excelentes, inseridos em redes internacionais de conhecimento e abrindo novas perspectivas de avanço de áreas científicas. Isso não pode parar”, afirmou Cristina Caldas, diretora de Ciência do Serrapilheira.