Vidal está entre os pesquisadores mais influentes do mundo

Pesquisa de Stanford apontou 600 cientistas do Brasil que estão entre os 100 mil do ranking mundial; sete são da PUC-Rio

Thibaut Vidal, professor do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, está entre os cientistas mais influentes do mundo, de acordo com um estudo conduzido pela Universidade Stanford, nos EUA. Além dele, outros seis professores do Centro Técnico Científico da PUC-Rio estão na lista que inclui 600 nomes do Brasil e 100 mil no mundo. O ranking de cientistas se baseia nas citações da base de dados Scopus e se divide em dois: o impacto do pesquisador ao longo da carreira, de 1996 a 2019, e o alcance de citações apenas em 2019, que é o caso de Vidal.

O estudo “Updated science-wide author databases of standardized citation indicators” classifica os cientistas em 22 campos e 176 subcampos científicos. Os outros pesquisadores da PUC-Rio que estão na lista são: Boyan Sirakov, do Departamento de Matemática, Fernando L. Freire Jr., do Departamento. de Física, José Roberto Moraes d’Almeida, do Departamento de Engenharia Química e de Materiais, Khosrow Ghavami, da Engenharia Civil, Paulo Roberto de Souza Mendes, do Departamento de Engenharia Mecânica e Rodrigo de Lamare, de Telecomunicações.

As pesquisas de Vidal abarcam as áreas de otimização combinatória, heurísticas e aprendizado de máquina interpretável, com aplicações em logística e gerenciamento de cadeia de suprimentos, gerenciamento de produção, alocação de recursos e processamento de informações.

O cientista já publicou mais de cinquenta artigos em jornais e conferências internacionais de renome, como ICML, Operations Research, Transportation Science, SIAM Journal on Optimization, Pattern Recognition e INFORMS Journal on Computing, entre outros.  Premiado em diferentes sociedades científicas, Vidal recebeu duas vezes o prêmio de melhor artigo da Seção de Ciência e Logística do Transporte da INFORMS, e o prêmio Robert Faure da sociedade francesa de pesquisa operacional. Atua como editor associado da revista Transportation Science e sua tese consta na lista de honra do Reitor de Estudos de Pós-Graduação da Universidade de Montreal.