Fechar

Alunos do Departamento discutem graduação em live

Bate-papo apresentou as graduações em Ciências da Computação e Engenharia da Computação e tirou dúvidas de vestibulandos.

Os alunos Marcelo Paulon e Marina Magnani. Foto: Reprodução

Em um bate-papo descontraído mas com muita informação, professores, alunos e ex-alunos do Departamento de Informática fizeram ontem uma transmissão ao vivo para tirar dúvidas de vestibulandos e apresentar a eles os cursos de graduação do DI. Com as inscrições para o Vestibular 2022 da PUC-Rio na reta final, eles mostraram também como o departamento prepara os alunos para o mercado de trabalho.

Exemplo disso são os três alunos que participaram do papo. Eles contaram suas trajetórias de sucesso no mercado de trabalho e também na academia, ao lado dos professores Augusto Baffa e Luiz Fernando Seibel, que comandaram o papo.

“Tudo na faculdade conspira a favor do aluno. É algo que eu considero muito especial”, disse na live Marina Magagnin, aluna do 7º período de Engenharia da Computação. Vinda do curso de Engenharia Civil e acolhida pelo DI ao decidir trocar de graduação para Engenharia da Computação, a estudante hoje trabalha no Globo Esporte fazendo parte da equipe do Cartola FC, um jogo eletrônico onde usuários montam seus próprios times de futebol.

Marina não poupou elogios à sua experiência no DI e descreveu como, apesar das dificuldades, o graduando em Engenharia da Computação passa por uma formação muito completa. “As turmas são perfeitas, do tamanho certo. Os professores te conhecem, prestam atenção em você. O ciclo básico é muito trabalho, mas é muito legal. Você vai aprender muita coisa com professores incríveis. É trabalho, mas é ótimo”.

Ao longo do bate-papo, vestibulandos e interessados mandaram perguntas e dúvidas aos alunos e professores, como as que questionavam sobre as possibilidades de estágio. Os professores Augusto Baffa e Luiz Fernando Seibel lembraram das oportunidades que existem dentro dos 14 laboratórios do próprio DI, como o Tecgraf, que é referência no país. Foi lá que outro dos participantes, o ex-aluno Marcelo Paulon, começou sua trajetória profissional. Hoje, Paulon, que é mestre pelo DI e atual doutorando do departamento, trabalha em uma empresa da crescente área de games.

Ele contou na live que as inúmeras possibilidades de inserção no mercado, assim como o ambiente da universidade, contribuíram para seu sucesso profissional. “É possível, sim, equilibrar mercado com vida acadêmica. Uma das coisas mais bacanas da universidade são os colegas. Tenho boas lembranças de estudar no bosque da PUC com os amigos. Os alunos se apoiam, os professores são excelentes. Aprendemos várias ferramentas para lidar com desafios”, disse Paulon, que cursou Ciência da Computação, onde disse ter tido um aprendizado amplo sobre programação.

“O que é bacana no curso de Ciência da Computação é que quando você adquire a base de programação, é muito fácil conhecer outras linguagens. Não existe um ‘programador em C’, ou um ‘programador em Java’. Linguagem é uma ferramenta. Somos pau pra toda obra”, disse Paulon.

Para os iniciantes no assunto, os professores Augusto Baffa e Luiz Fernando Seibel explicaram as diferenças entre as graduações em Ciência da Computação e Engenharia da Computação. “A diferença dos cursos está na origem. A Engenharia terá todo o ciclo básico, um pouco mais a parte de imagem, informação para trabalhar com hardware. Irá conhecer mais da parte eletrônica, do funcionamento de sistemas eletrônicos que terão algum tipo de software. A Engenharia da Computação é essa ponte entre hardware e software. A Ciência da Computação foca mais na computação mesmo, software”, disse Baffa.

“O curso de Ciência da Computação é mais voltado para soluções, software. As duas graduações têm muito em comum. É uma questão de você ver qual é o seu foco. É hardware, um pézinho mais na Engenharia, ou é mais essa parte de software?”, concluiu o professor, que destacou ainda, no papo, uma parceria bem recente entre o DI e a Fundação Behring, que está oferecendo bolsas integrais aos oito primeiros colocados no vestibular.

Mas alunos dos dois cursos não precisam, necessariamente, se ater aos seus respectivos currículos. Os professores lembraram, na live, que os estudantes da PUC-Rio podem cursar eletivas de qualquer departamento da universidade, de graduação ou até mesmo de pós-graduação.

Com bastante participação e engajamento dos assistentes, a live mostrou também que os cursos do DI não preparam só para o mercado nacional.  A ex-aluna de Engenharia da Computação Bruna Aleixo, que também participou do papo, contou como um estágio na PUC-Rio e as aulas do DI a prepararam para, ainda recém-formada, assumir uma posição em sistemas de análise de risco no Goldman Sachs, o maior banco de investimentos do mundo, em Londres, no Reino Unido, onde está atualmente.

“Eu comecei a minha carreira na Apple Developer Academy, que é uma parceria que a PUC tem com a Apple. Eu comecei bem no início da faculdade, no segundo período, como desenvolvedora de IOS, e considero que isso tenha sido essencial para eu ter conseguido fazer a quantidade de coisas que eu fiz até hoje. Essa minha habilidade em computação foi um grande diferencial no mercado”, afirmou.

E justamente para atender a essas demandas do mercado, sem deixar de lado as necessidades acadêmicas de aspirantes à pesquisa, que os cursos são preparados e atualizados a cada semestre, segundo contaram os professores que comandaram o papo.

O Departamento, lembraram eles, ensina todas as principais linguagens de programação exigidas no mundo profissional, o que torna o graduado um profissional completo.

Os 14 laboratórios do Departamento abordam os mais variados tópicos em informática, desde computação gráfica até programação, passando por métodos formais, interação humano-computador, inteligência artificial e mais. Alunos de graduação podem fazer parte das pesquisas feitas nesses laboratórios a partir de um processo de seleção realizado por meio de edital.

Perdeu esse bate-papo? Você pode assistir a live na íntegra no canal do DI (youtube.com/dipucrio). As inscrições para o vestibular estão abertas até esse domingo (19) no site da universidade.

Categorias: Notícias