Alessandro Garcia

Professor Associado

Short Bio

Alessandro Garcia é Professor Associado do DI, onde atua na área de Engenharia de Software. Sua missão é investigar técnicas para construção ágil de programas com qualidade. Seu grupo de pesquisa desenvolve soluções inovadoras para acelerar atividades recorrentes durante as etapas de arquitetura, projeto, programação e evolução de software.

Colaborador de Laboratório

Bolsas de Produtividade

CNPq Nível 1C e FAPERJ Cientista do Nosso Estado

Tel

+55 21 3527-1500 ramal 4336

Sala

506 RDC

Biografia

Possui Doutorado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atuou como Professor Assistente da Universidade de Lancaster (Inglaterra) de Fevereiro 2005 a Janeiro 2009. Atuou como membro do Corpo Editorial de dois dos principais periódicos internacionais da sua área: IEEE Transactions on Software Engineering e Journal of Systems and Software.  Ele tem sido convidado frequentemente para os Comitês de Programa e/ou Comitês de Organização das principais conferências internacionais de Engenharia de Software e áreas afins, tais como ICSE, FSE, ICSME, MODELS, ICPC, ESEM, e várias outras. Ele recebeu vários prêmios, distinções e reconhecimentos, tais como Melhor Dissertação de Mestrado de 2000 (Sociedade Brasileira de
Computação), Melhor Pesquisador do Ano (Lancaster University, 2006), Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2009 e 2013), Cientista do Nosso Estado (FAPERJ, 2016) e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC, 2009 a 2014). Vários de seus artigos receberam distinções nas principais conferências internacionais da sua área, tais como o "ACM Distinguished Paper Award" do ICSE 2014. Possui várias parcerias atulamente com outros grupos de pesquisa internacionais nos EUA, Inglaterra, Alemanha e Argentina. Seus projetos de pesquisa são financiados por agências de fomento -- CNPq, CAPES, FAPERJ e Newton Fund -- e por parceiros da indústria de software.