Hélio Côrtes Vieira Lopes

Professor Associado

Short Bio

Hélio Lopes gosta de desenvolver pesquisas e aplicar técnicas avançadas de computação e matemática para resolver problemas do mundo real que tenham relevância científica ou industrial. A abrangência dessas pesquisas foram fundamentais para sua interação com empresas de diferentes setores produtivos, tais como: PETROBRAS, VALE, BANCO DO BRASIL, BRADESCO SEGUROS, BNDES e GLOBO.COM.

Colaborador de Laboratório

Bolsas de Produtividade

CNPq Nível 2

+55 21 3527-1500 ramal 4350

Sala

408 RDC

Site Pessoal

Biografia

Hélio Lopes realizou a sua formação acadêmica na PUC-Rio. Primeiramente, ele se formou em Engenharia de Computação no ano de 1990. Em seguida, ele completou seu Mestrado em Informática na área de Computação Gráfica em 1992. Por fim, ele obteve o título de Doutor em Matemática em 1996. Hélio é professor da PUC-Rio desde 1996, ele iniciou sua carreira no Departamento de Matemática, e no ano de 2012 começou uma nova jornada no Departamento de Informática. Vale mencionar, que no ano de 2001, ele também trabalhou no Departamento de Ciência de Computação da Universidade de PURDUE nos EUA. Ele gosta de desenvolver e aplicar técnicas avançadas de matemática e computação para resolver problemas que possuam relevância industrial e científica. Suas publicações estão concentradas em computação gráfica e modelagem computacional. No momento, ele está particularmente interessado na pesquisa em Data Science num contexto de computação em nuvem. Ele também tem interesse hoje em quantificação e visualização de incertezas e suas aplicações na indústria. Hélio vem interagindo com a indústria não só desenvolvendo sistemas, mas também
lecionando cursos especializados. PETROBRAS, VALE, BANCO DO BRASIL, BNDES e GLOBO.COM são exemplos de empresas com quem ele interagiu. Hélio já orientou mais de 40 alunos de pós-gradução. Ele publicou livros, artigos em conferências internacionais e em periódicos científicos de primeira linha, tais como: Computers in Industry, Neurocomputing, Advances in Engineering Software, Engineering with Computers, Computer Physics Communications, Journal of Computational Physics, IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, Computer Graphics Forum, Computers & Graphics, Computer-Aided Geometric Design, Computational Geometry: Theory and Applications, Insurance: Mathematics and Economics, entre outros. Ele é editor associado do periódico Nonlinear Theory and Its Applications do IEICE (The Institute for Eletronics, Information and Computer Engineering). Ele é membro da Association for Computing Machinery (ACM), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). Ele foi eleito presidente do Comitê Especial de Computação Gráfica e Processamento de Imagens da SBC pela terceira vez.