Julio Cesar Sampaio do Prado Leite

Professor Associado

Short Bio

Julio Cesar Sampaio do Prado Leite é professor associado do Departamento de Informática dedicando-se ao estudo da Engenharia de Software, em especial ao tema de Transparência de Software.

Áreas de Pesquisa

Bolsas de Produtividade: CNPq Nível 1C e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ)

NIT: Membro do Laboratório de Engenharia de Software

Tel: +55 21 3527-1500 ramal 4307

Sala: 514 RDC

Biografia

Julio Cesar Sampaio do Prado Leite é professor associado do Departamento de Informática dedicando-se ao estudo da Engenharia de Software, em especial ao tema de Transparência de Software.

Membro do Working Group 2.9 (Software Requirements Engineering) da IFIP (International Federation for Information Processing) é um dos fundadores da área de Engenharia de Requisitos. Tem participação ativa nessa área; quer como membro do corpo editorial do Requirements Engineering Journal da Springer, quer como membro, desde 1993, do comitê de programa da conferência internacional de requisitos (RE). Além da Engenharia de Requisitos, tem trabalhado em outras áreas, principalmente em reuso de software; tendo sido o General Chair da ICSR (International Conference on Software Reuse). Cientista do Nosso Estado (1999, 2007 e 2009), professor visitante da Universidade de São Paulo (ICMC), professor visitante da Universität Kaiserslautern, cientista visitante do Fraunhofer IESE, professor convidado da ECI da Universidad de Buenos Aires, visiting scholar na University of Toronto e cientista visitante do Projeto Lucretius - Università degli Studi di Trento. É membro da Association for Computing Machinery e da IEEE Computer Society. Sócio fundador da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) , participou de seu conselho entre 1996 e 2000. Já participou de seis seminários Dagstuhl. É Co-editor do livro
Perspectives on Software Requirements e co-fundador da série WER (Workshop em Engenharia de Requisitos) e da série FEES (Fórum de Educação em Engenharia de Software). É Autor do livro:" Livro Vivo: Engenharia de Requisitos". Além disso, é responsável pelas Bibliotecas Digitais: WERpapers, WTranSartigos e FEESArtigos Publicou mais de 40 artigos em periódicos,  cerca de 180 artigos completos em conferências e 13 capítulos de livros.  Orientou 20 teses de doutorado e 32 dissertações de mestrado. Suas publicações podem ser vistas em: http://scholar.google.com/citations?user=ZHyciAQAAAAJ Publica notas sobre os temas de Informática em três diferentes veículos: Amazing (http://jcspl.net/), Sistemas de Informação (http://sisdinf.blogspot.com.br/) e Amazing (http://amazinnggg.blogspot.com.br/).

Disciplinas

Engenharia de Requisitos
INF2131- Tópicos em Engenharia de Software (Software Consciente)