Marco Antonio Casanova

Professor Titular

Marco A. Casanova desenvolve pesquisa em várias áreas de banco de dados, com ênfase em tecnologias que facilitem a divulgação e interpretação de dados na Web.

Áreas de Pesquisa

Bolsas de Produtividade: CNPq Nível 1B

NIT: Pesquisador Associado ao Instituto TecGraf

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Militar de Engenharia (1974), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado (1978) e doutorado (1979) em Applied Mathematics pela Harvard University. Foi Coordenador de Pós-Graduação (2005-2007) e Diretor (2007-2011) do Departamento de Informática. Em julho de 2012, assumiu a Coordenação Central de Planejamento e
Avaliação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado e membro da Comissão de Avaliação da Área de Ciência da Computação da CAPES. Sua pesquisa concentra-se em modelagem conceitual de bancos de dados e em construção de sistemas de gerência de bancos de dados. Pelo conjunto das suas contribuições, em julho de 2012, recebeu o Prêmio Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação.

INF2328 – Top em Tecnologias de BD p/Websemantica