Markus Endler

Professor Associado

Short Bio

Markus Endler é Professor Associado do Departamento de Informática e coordenador do Laboratory for Advanced Collaboration (LAC) da PUC-Rio. Atua na área de Sistemas Distribuídos e, mais especificamente, trabalha com middleware para Computação Móvel e Pervasiva. Grande parte de suas pesquisas tem enfoque prático e resulta em softwares que auxiliam no desenvolvimento de aplicativos para essas áreas. Tem colaborado com vários grupos nacionais e estrangeiros, e feito projetos para empresas tais como a Microsoft Research, o CPqD, a Boeing, e a Petrobrás.

Colaborador de Laboratório


Biografia

Professor Associado do Departamento de Informática e Professor livre-docente (desde 2001),  Markus Endler atua na área de Sistemas Distribuídos, e trabalha com o desenvolvimento de midleware para Computação Móvel e Pervasiva,  Software Adaptativo e a Internet das Coisas. Bacharel em Matemática(1984) e Mestre em Informática (1987) pela PUC-Rio, obteve o título de doutor das ciências naturais (Dr. rer. nat.) em Informática pela Technische Universität Berlin em 1992. Após o doutorado trabalhou por sete anos no IME/USPm, onde fundou e coordenou o laboratório LCPD, antes de realizar
seu sonho e vir trabalhar, em 2001, no que considera o “melhor e mais representativo” departamento de Computação do Brasil. Em 2002 fundou o Laboratory for Advanced Collaboration (LAC), do qual é coordenador e pesquisador principal. No LAC coordena projetos com foco em Computação Móvel e Pervasiva, sistemas distribuídos com mobilidade, middleware distribuído escalável, Ciência de contexto, Colaboração móvel, sensores, Processamento de Eventos Complexos, Analise de streams de dados e redes sociais pervasivas, tendo parcerias com grandes empresas como Microsoft, a Oi e a Boeing.