Sérgio Colcher

Professor Assistente

Sérgio Colcher é autor do mais conceituado livro nacional na área de Redes de Computadores. Atual Coordenador de Graduação do Departamento de Informática, Coordenador da Graduação em Engenharia da Computação e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Redes de Computadores, o Dr. Colcher recebeu, em 2012, o prêmio Personalidade do Ano da Assespro-RJ (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet), na categoria Destaque do Setor Acadêmico, prêmio instituído em 1997 para reverenciar publicamente as personalidades que, no ano de sua concessão, tenham se destacado por sua contribuição ao segmento de Informática.

Sérgio Colcher é professor do quadro principal do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio desde 2001. Obteve os títulos de Engenheiro de Computação (1991), Mestre em Ciências em Informática (1993) e Doutor em Ciências em Informática (1999), todos pela PUC-Rio, além do Pós-Doutorado (2003) no ISIMA (Institute Supérieur D’Informatique et de Modelisation des Applications — Université Blaise Pascal, Clermont Ferrand, França). Trabalhou no Centro Científico da IBM-Rio e na Divisão de Desenvolvimento de Hardware da COBRA (Computadores Brasileiros S/A). Foi também professor dos cursos de MBA em Gerência de Telecomunicação e MBA em e-Business da Fundação Getúlio Vargas. É autor do livro “Redes de Computadores: das LANs, MANs e WANs às Redes ATM” (Ed. Campus/Elsevier 1995), livro indicado ao prêmio Jabuti de 1996, e do livro “VoIP: Voz sobre IP” (Ed.
Campus/Elsevier 2005). Prof. Colcher é também Coordenador Geral dos cursos de graduação do DI PUC-Rio, Coordenador da Graduação da Engenharia da Computação, Coordenador Acadêmico do Curso de Pós-Graduação em Redes de Computadores da PUC-Rio, Coordenador do Instituto de Mídias Digitais (IMD) da PUC-Rio. Em 2012, o professor Colcher recebeu o prêmio Personalidade do Ano da Assespro-RJ (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet), na categoria Destaque do Setor Acadêmico, prêmio instituído em 1997 com o propósito de reverenciar publicamente as personalidades que, no ano de sua concessão, tenham se destacado por sua contribuição ao segmento de Informática. Suas áreas de interesse incluem Redes de Computadores, Análise de Desempenho de Sistemas Computacionais, Sistemas Multimídia/Hipermídia e Sistemas de TV Digital.