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DI se destaca e conquista prêmios em eventos nacionais e internacionais

Hélio Lopes foi keynote speaker no SIBGRAPI; Pesquisadores e alunos tiveram artigos premiados no SB Games e SVR 2020

 

O Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio comemora as conquistas em três eventos que aconteceram entre os dias 7 e 10 de novembro, em conferência online. O professor Hélio Lopes foi keynote speaker (orador principal) no SIBGRAPI – Conferência de Gráficos, Padrões e Imagens. O artigo do aluno André Mello Alves e Alberto Raposo, seu orientador, foi premiado como Best Paper (melhor artigo) no Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR 2020). E no SBGames — Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital — foram dois prêmios: o trabalho do aluno Felipe Holanda ganhou na categoria melhor trilha sonora e um artigo dos pesquisadores Bruno Feijó e Augusto Baffa levou o terceiro lugar em Best Paper.

Promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o SIBGRAPI é um congresso internacional que em 2020 foi realizado em conferência virtual devido à pandemia. Como keynote speaker, Hélio Lopes apresentou a palestra “From data to solutions in industrial applications”, falando sobre como construir pontes entre Computação Visual, Engenharia de Software e Ciência de Dados para criar de forma bem sucedida soluções para transformações digitais nas indústrias. Ele mostrou casos concretos das experiências feitas na iniciativa ExACTa, que coordena juntamente com os colegas do quadro principal: Marcos Kalinowski, Marcus Poggi e Simone Barbosa

“No processo de Transformação Digital a empresa investiga o uso de tecnologias digitais para inovar sua forma de trabalhar, visando atingir o objetivo estratégico. Essa transformação digital tem que fazer uma mudança na cultura da empresa, principalmente quando as soluções são baseadas em dados. Para isso, a área de Data Science ganhou muita atenção nos últimos anos. Ela tem objetivo de transformar dados em informações e com todo o expertise que se tem na empresa, transformar essas informações em conhecimento”, destacou Lopes.

‘DI foi determinante’, diz André Mello Alves, Best Paper no SVR 2020

O Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR) é a principal conferência sobre o assunto no país e atua como um instrumento de divulgação dos avanços em Realidade Virtual e Aumentada no Brasil e no mundo. O artigo de André Mello Alves, em co-autoria com Alberto Raposo foi premiado como Best Paper na categoria WUW (Workshop of Undergraduate Works). Chamado “Memorabilia”, o projeto, baseado em seu trabalho final de graduação em Engenharia da Computação no DI da PUC-Rio, é um aplicativo iOS de realidade aumentada para suporte no dia a dia de pessoas com transtornos neurocognitivos na realização de tarefas e recordação de boas lembranças.

Inspirado pela condição das duas avós, que têm Alzheimer, Alves explica que o app funciona como uma biblioteca de  memórias virtuais que podem integrar textos, fotos, vídeos, músicas e o próprio ambiente para personalizar um cômodo real, com conteúdo a ser explorado posteriormente. “É muito gratificante ser reconhecido por um projeto especial para mim, tal como é um estímulo para continuar tentando impactar positivamente as pessoas com a tecnologia”, disse o aluno. “O DI foi determinante não só nessa conquista, mas na minha formação como profissional e na minha carreira, que está apenas começando. Eu sou muito grato aos meus professores e, em especial, meus orientadores Alberto Raposo e Greis Silva, que me acompanharam nessa jornada”, completou.

 

Prêmio em dose dupla no SBGames

No maior e mais importante evento de games e entretenimento digital da América Latina, o SBGames (Simpósio Brasileiro de Jogos de Computador e Entretenimento Digital), Bruno Feijó e Augusto Baffa conquistaram o terceiro lugar na categoria Best Paper da Trilha Indústria, e o aluno Felipe Holanda, orientado por Feijó, ganhou como melhor trilha sonora no Festival de Artes. A categoria esteve fora do SBGames nos últimos dois anos e voltou agora em 2020.

“Felipe Holanda apresentou uma visão global do seu jogo (Rythenia) e de sua trajetória única como especialista em jogos, um raríssimo caso de profissional totalmente híbrido, dominando programação, artes e música! E a programação é profunda, incluindo técnicas de storytelling e de game analytics. Não é para qualquer um! O Felipe é um dos orgulhos da equipe de P&D em jogos do ICAD/VisionLab, PUC-Rio”, elogiou Feijó.

Para Holanda, apesar da confiança em seu trabalho, foi uma surpresa ter levado o prêmio, pois sua música é totalmente virtual, feita no computador, e na competição havia músicos que têm estúdio e outros recursos. “Quando veio a notícia, passou um filme na minha cabeça, não sabia nem o que falar… Você está com confiança, mas não espera. Foi uma honra muito grande”. Ele contou que desde a infância, quando teve os primeiros contatos com jogos, sentiu vontade de estudar tecnologia e programação. E quando chegou ao DI se encontrou. “Confesso que no início eu nem sabia o que queria fazer, mas o departamento tinha muitas possibilidades, várias áreas na computação. E quando eu encontrei o ICAD/VisionLab foi um encontro de almas”.

Na Trilha de Indústria, o artigo “Publicidade e tributação em jogos online”, escrito por Bruno Feijó e Augusto Baffa foi escolhido o terceiro melhor da competição. “O foco é sobre o código tributário brasileiro. Entendemos que a informação contida no artigo é importante para a indústria, pois norteia todas as questões tributárias e etapas da venda de espaços publicitários dentro de jogos”, afirmou Baffa.

Feijó ressaltou a importância do artigo, por ser totalmente inédito ao analisar publicidade e tributação em jogos online no Brasil, integrando as áreas de computação, modelagem de publicidade online e tributação brasileira. “Nem mesmos os estudos avançados na União Europeia sobre este tema analisam alguns dos pontos levantados neste artigo. O estudo revela o pouco que o país avançou neste tema, mesmo com as propostas atuais de PECs tramitando no Senado e na Câmara (mas que infelizmente não tratam adequadamente a economia digital)”.