Engenharia de Computação - PUC-Rio

coordenadora: Noemi Rodriguez (noemi at inf.puc-rio.br)

Essa página contém algumas explicações e orientações sobre o curso.
 

Descrição do Curso

 

Eletivas de Orientação

Com o objetivo de oferecer a flexibilidade necessária à área, o currículo de Engenharia de Computação inclui 22 créditos em disciplinas chamadas de eletivas de orientação. Essas disciplinas devem ser discutidas caso a caso com o coordenador do curso. Veja orientações aqui.
 

Disciplinas de Pós-graduação

Uma das vantagens oferecidas ao aluno de graduação da PUC-Rio é o estreito contato com a pesquisa em áreas de ponta desenvolvida em seus programas de pós-graduação. Em particular, uma vez que o aluno tenha cursado 60% dos créditos de seu curso, ele tem a oportunidade de se matricular em disciplinas de pós-graduação. Algumas dessas tratam de fundamentos de determinadas áreas avançadas, enquanto outras tratam de tópicos recentes, relacionados às áreas de trabalho de nossos pesquisadores. Disciplinas de pós-graduação dos programas de Informática e de Engenharia Elétrica são sempre aprovadas pelo coordenador do curso como eletivas de orientação. Disciplinas de outros programas devem ser apresentadas para avaliação antes da matrícula.

O aluno que tiver planos de cursar um mestrado na PUC-Rio poderá requerer que os créditos cursados em disciplinas de pós-graduação durante seu curso de graduação sejam aproveitados na contagem de créditos de seu curso de pós (mesmo que já tenham sido computados em eletivas para seu currículo). Caso o aluno realize o mestrado logo ao final de seu curso de graduação, isso cria uma oportunidade de antecipar o final de sua formação em relação ao formato tradicional em que começaria a cursar disciplinas de pós apenas ao terminar a graduação.
 

Projeto de Graduação

Nos últimos semestres do curso de Engenharia de Computação, o aluno deve desenvolver um projeto de graduação, em que demonstra ter adquirido os conhecimentos e atitudes necessárias ao desenvolvimento de um projeto de engenharia. Veja orientações aqui.