Hermann aliou ciências exatas e humanas para resolver problema de 40 anos na computação

Pesquisador apresentou prova completa da resolução em live nesta sexta-feira (18)

A união entre as ciências exatas e humanas foi o caminho para a prova completa de  um problema de complexidade computacional que estava há mais de 40 anos em aberto. Nesta segunda live da série do Departamento de Informática da PUC-Rio, o professor Edward Hermann mostrou o resultado de um trabalho de pesquisa de 10 anos, no seminário “Compressão da provas lógicas e a conjectura NP=PSPACE”.

“Não sou mais assim, mas a gente, de exatas, normalmente menospreza a área de humanas. E isso é um crime, porque este resultado só existe graças a essa área e ao trabalho que eu tenho com o colega da Filosofia, o Luis Carlos Pereira. Ele foi meu professor e me ensinou tudo isso”, afirmou Hermann, no seminário nesta sexta-feira (18).

A pesquisa do professor do DI da PUC-Rio impactou o mundo da computação e era grande a expectativa de pesquisadores, professores e alunos para conferir a prova completa a que ele chegou, ao lado do pesquisador Lew Gordeev, da University of Tübingen. Durante a live, o professor recebeu elogios pelo ótimo trabalho e pela didática na apresentação.

Partindo da resolução de binômios de segundo grau – que se aprende no Ensino Fundamental -, Hermann apresentou o método teórico de sua pesquisa, aplicando o teorema da redundância para comprimir provas, e mostrou o passo a passo de como chegar ao CoNP=NP. “Finalmente, conseguimos provar a igualdade dessas duas classes”, disse. Depois da explicação, resumiu em poucas palavras sua descoberta com a pesquisa. “Se eu tenho uma prova muito grande, tem de ser redundante. E, se é redundante, pode ser reduzida.”

A palestra de Hermann está disponível no canal do DI do YouTube, assim como a de Hélio Lopes, que falou sobre Ciência de Dados, na estreia da série de lives do Departamento. Na próxima sexta (25), o professor Marco Antonio Casanova fará o seminário “Selected Topics on the Web-of-Data and Data Integration”. Não perca!