Inscrições para a Pós-Graduação em 2013.2

Estão abertas até o dia 01 de julho de 2013 as inscrições para Mestrado e Doutorado Acadêmico no DI. Consulte o Edital de Seleção para Mestrado e Doutorado Acadêmico no Departamento de Informática da PUC-Rio, para conhecer os requisitos e documentos necessários, além de outras informações para candidatos.

As inscrições devem ser feitas online em: www.ccpa.puc-rio.br/inscricao_pos.

Período de inscrição: 02/mai/13 a 01/jul/13*
Divulgação dos resultados: 18/jul/13
Matrícula no curso: 05 e 06/ago/13
Início das aulas: 12/ago/13

* Candidatos ao Doutorado podem se inscrever em qualquer época do ano, em fluxo contínuo, obtendo resposta em até 30 dias.

DI/PUC-Rio: Um programa de excelência internacional

O Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-Rio é um programa pioneiro, de excelência acadêmica e projeção internacional. Consulte nossa página da Pós-Graduação.

Destaques do Programa

O Programa de Pós-Graduação do DI tem mantido a notoriedade mundial por meio de contribuições científicas e tecnológicas muito importantes, dentre as quais destacamos:

• Lua: A linguagem de programação Lua (de autoria dos professores Roberto Ierusalimschy, Waldemar Celes e equipe), que recentemente foi adotada como template para Wikipedia. Lua tem sido usada pela Cisco (EUA) como linguagem de scripting para seus roteadores, além de uso pelas empresas Texas Instruments, Samsung, Huawei e Verizon, por exemplo, na programação de alguns de seus sistemas embarcados; e também em diversos jogos comerciais amplamente conhecidos: Angry Birds, Empire, Heroes V, SimCity, entre outros. A linguagem Lua é um dos produtos desenvolvidos em um de nossos diversos laboratórios em função de projetos motivados por necessidade da indústria; nesse caso, no laboratório Tecgraf em projetos com a Petrobras. Veja uma lista dos nossos Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento
  • Ginga: O padrão internacional ITU-T para Middleware de TV Interativa (de autoria do Prof. Luiz Fernando Soares e sua equipe). Junto ao Ginga está também o desenvolvimento da linguagem NCL (de autoria do Prof. Luiz Fernando Soares e sua equipe). O trabalho em Middleware de TV-digital resultou em patente e atualmente o padrão vem sendo utilizado em países da América do Sul, tais como Argentina, Peru, Bolívia, Venezuela e Chile.
  • O DI também coordena e abriga o Instituto Nacional em Ciência e Tecnologia (INCT) em Web Science, que congrega cerca de 110 pesquisadores de 10 instituições de pesquisa brasileiras, liderados por 6 pesquisadores sênior. Membro do Web Science Trust Network of Labs, o Instituto inclui 3 pesquisadores que receberam a Grã Cruz do Mérito Científico, 6 pesquisadores que receberam a Medalha do Mérito Científico, 4 membros da Academia Brasileira de Ciências e 55 pesquisadores agraciados com bolsas de produtividade de pesquisa do CNPq, incluindo 7 pesquisadores no nível 1A. A nível internacional, participam do instituto: DERI – Digital Enterprise Research Institute; L3S Research Center; The David R. Cheriton School of Computer Science, U. of Waterloo, Canadá; e o LIP6 – Laboratoire d’Informatique de Paris VI, França.

Veja alguns de nossos Prêmios e Distinções.

Áreas de Concentração

A Pós-Graduação do DI forma mestres e doutores em Informática especializados nas seguintes áreas de concentração:
– Bancos de Dados (BD)
– Computação Gráfica (CG)
– Engenharia de Software (ES)
– Hipertexto e Multimídia (HM)
– Interação Humano-Computador (IHC)
– Linguagens de Programação (LP)
– Otimização e Raciocínio Automático (OTR)
– Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RCSD)
– Teoria da Computação (TC)

Consulte as descrições das nossas Áreas de Pesquisa.

O Quadro Permanente de Docentes da Pós-Graduação é composto de 25 professores, incluindo 22 bolsistas de produtividade do CNPq. O DI conta ainda com a colaboração de um Professor Emérito. Veja a lista dos nossos Docentes da Pós-Graduação

Bolsas

Candidatos que se inscreverem em regime de tempo integral e que forem aceitos no programa recebem bolsa de isenção total das mensalidades da PUC. Além disso, a grande maioria dos nossos alunos recebe também bolsas de agências de fomento à pesquisa, como CNPq, CAPES e FAPERJ, bolsas estas alocadas por mérito no momento do ingresso do aluno no programa e ao longo do seu curso. Os alunos contemplados com uma bolsa de fomento começam a recebê-la já no mês seguinte ao seu ingresso.

Oportunidades de Projeto de P&D

Além das bolsas de fomento, o DI oferece muitas oportunidades de participação remunerada em projetos de pesquisa e desenvolvimento em diversas áreas, junto a nossos laboratórios.