‘Interpretabilidade dos algoritmos precisa melhorar’ diz Thibaut em live

Professor apresentou sua pesquisa na área de machine learning em seminário online transmitido no YouTube e no Facebook do DI

“Hoje o machine learning (aprendizado de máquina) está sendo cada vez mais aplicado em um contexto em que as decisões que são tomadas têm extrema importância”, afirmou o professor do DI da PUC-Rio Thibaut Vidal na abertura do seminário online “Interpretable Machine Learning: Born-Again Tree Ensembles”, na sexta-feira (9). O pesquisador exemplificou: “Se você trabalha na medicina, se enfrenta um processo penal, se precisa solicitar um crédito, e os algoritmos de machine learning são usados ??para emitir algumas decisões, então você ficará muito preocupado se ele não estiver funcionando conforme o esperado.” A relevância e aplicabilidade do machine learning foram abordados por Thibaut na live transmitida pelo YouTube e pelo Facebook do DI

A palestra foi dividida em duas partes, com respectivos intervalos para perguntas. Vidal apontou a grande questão que norteia sua pesquisa. “Acredito que hoje progredimos muito na precisão, obtendo algoritmos extremamente bons que são extremamente precisos, mas a interpretabilidade é a próxima etapa que precisa melhorar drasticamente”, afirmou. Ele ressaltou que em seu trabalho não foi construído um novo algoritmo de machine learning.

“O que propomos é pegar uma floresta aleatória de entrada e transformá-la em uma única árvore de decisão, que tem exatamente o mesmo comportamento de classificação. E queremos fazer essa transformação de uma forma que seja ótima no sentido de que a árvore de decisão que obtemos é a menor possível, que pode representar uma floresta aleatória”, explicou.