Palestra – 05/06, 16:00 – "Refatoramento de Software" – Prof. Rohit Gheyi

Local: DI, RDC – 5o. andar, sala 511
Data/Horário: 5 de junho de 2013, 16:00 – 18:00

Título: “Refatoramento de Software – Estado da Arte e da Prática”

Resumo:

Refatoramento é uma forma de manutenção que visa alterar um software melhorando a sua estrutura interna sem alterar o seu comportamento observável. Esta atividade pode ser utilizada para melhorar a extensibilidade, reusabilidade, complexidade, manutenabilidade do software. A palestra irá apresentar conceitos, histórico, e principais ferramentas do estado da arte e da prática utilizadas nesta atividade. Além disso, apresentará o principais trabalhos juntamente com desafios da área relacionados a avaliação da preservação de comportamento, a avaliação da melhoria da qualidade, refatoração de APIs, dentre outros temas.

Short Bio:

Rohit Gheyi possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Paraíba (2001), mestrado (2004) e doutorado (2007) em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou doutorado sanduíche no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Em 2008 ingressou na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) como bolsista de pós-doutorado, e desde 2009 se tornou professor da mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Refatoramentos, Testes, Métodos Formais e Linhas de Produtos de Software.

Mais detalhes em: