Ponto de encontro virtual, YouTube do DI terá novos conteúdos em 2021

Mais de 50 vídeos foram disponibilizados no canal, que já passa da marca de 20 mil visualizações

O distanciamento social imposto pela pandemia da Covid-19 fizeram das lives  e dos  videos na internet  o “novo normal” das conversas, das reuniões e do aprendizado. O Departamento de Informática (DI), como todos os departamentos da PUC-Rio, foi extremamente ágil na troca para o mundo remoto digital, passando todas as aulas para o modo online em apenas uma semana.  Mas além disso, o DI também fez do seu canal YouTube um ponto de encontro virtual para a troca de ideias e apresentacão de conteúdos científicos de sua reconhecida pesquisa de ponta em Computação, apresentando seminários, debates, defesas de teses e dissertações, depoimentos e outros conteúdos abertos ao público. Áreas da Computação cobertas pelo DI, como ciência de dados, internet das coisas, engenharia de software, banco de dados, machine learning e games foram apresentadas mostrando a qualidade da produção científica do Departamento.

“No passado, resultados de pesquisa só eram compartilhados, debatidos e disseminados nos círculos acadêmicos, e possivelmente também em projetos com a indústria. Mas ao grande público, de fato, era vedado acesso às atividades de pesquisa e dos seus resultados concretos, dificultando assim a compreensão de como a pesquisa pode ser trabalhosa, demanda método científico e/ou disciplina de engenharia. Mas também como ela pode ser fascinante e gerar resultados úteis em áreas de aplicação nunca antes imaginadas. Divulgando e tornando a ciência e tecnologia desenvolvida do DI mais visível e transparente, acreditamos estar contribuindo assim não só para a disseminação da ciência, como também aumentando a nossa inserção social”, afirmou Markus Endler, diretor do Departamento

No segundo semestre de 2020 os seminários da pós-graduação, que eram realizados presencialmente no passado, passaram para o formato de live com transmissão online pelo YouTube e página do Facebook. Com isso, as palestras que antes eram assistidas apenas pelos alunos presenciais passaram a alcançar muito mais pessoas. Organizadas por Marcos Kalinowski, coordenador da pós-graduação, as lives semanais abordaram temas atuais e da maior relevância na Computação.

Acesse a playlist das lives da pós-graduação

A graduação também promoveu lives  organizadas pela professora Noemi Rodriguez. O primeiro palestrante foi o professor Sergio Colcher, coordenador do TeleMídia Lab. Ele falou sobre pesquisa em Multimídia e o middleware Ginga, que foi desenvolvido no laboratório e se tornou um padrão internacional. O principal arquiteto da linguagem de programação Lua, Roberto Ierusalimschy, foi o convidado da segunda live, chamada “Lua na PUC-Rio”. Ierusalimschy falou contou como foi o início de sua carreira, o desenvolvimento de Lua e suas mais recentes atualizações. Na terceira rodada, o assunto foi a busca pelo profissional híbrido em Jogos e Entretenimento Digital, com o professor Bruno Feijó, que ressaltou os possíveis benefícios do aprendizado em programação ser incluído na educação básica.

Debate interdisciplinar

Aberto a parcerias dentro e fora da PUC-Rio, o DI promoveu debates com outras áreas, como o evento Tecnologias Digitais e as Áreas do Conhecimento Humano, realizado em conjunto com a PUC Endowment. Com foco na inovação por meio da transdisciplinaridade, o evento reuniu pesquisadores, departamentos da universidade e empresas para discutir a importância de unir forças estabelecendo parcerias entre as ciências exatas e humanas, entre os vários departamentos da PUC-Rio, instituições de ensino e também entre a própria academia e a indústria.

Em novembro, outro debate interdisciplinar online, “Epistemologia, Emoções e Inteligência Artificial, reuniu o diretor do DI, Markus Endler, o neurocientista e professor da psicologia na PUC-Rio, Daniel Mograbi, e o professor Augusto Baffa, que ministra uma disciplina sobre Inteligência Artificial. Na conversa os três debateram sobre o processo criativo humano e a possibilidade de computadores chegarem a reproduzi-lo algum dia. Iniciativas como essas serão ainda mais recorrentes e ampliadas em 2021, no sentido de incentivar cada vez mais os diálogos entre departamentos e áreas de estudo.

Participação dos alunos no YouTube do DI

A participação dos alunos é outro ponto forte do canal no YouTube. Além de vídeos resumindo projetos finais de graduação, dissertações de mestrado e defesas de tese de doutorado, há também depoimentos de ex-alunos falando sobre sua trajetória no DI e os vídeos de Research Talks, em que o aluno apresenta seu trabalho de pesquisa científica. E pra quem fica intimidado em falar para uma câmera, tem até tutorial com dicas para fazer uma boa gravação.

Mais de 50 vídeos foram disponibilizados pelo DI só no segundo semestre de 2020. Foram mais de 20 mil visualizações e aproximadamente 2,5 mil horas de exibição. Todo esse conteúdo gerou mais de 30 matérias publicadas no site e compartilhadas nas redes, fomentando a circulação do conhecimento para além dos limites da universidade. E isso é só o começo. No próximo ano tem muito mais novidades vindo por aí! Se inscreva no canal e ative o lembrete para fazer parte deste círculo do saber, pesquisa e desenvolvimento! Clique aqui para se inscrever.