SBBD 2020 começa na segunda (28) com Milo e Kraska como palestrantes

Restam poucas vagas para evento online organizado pelo DI da PUC-Rio

Começa na segunda-feira (28) a 35ª edição do Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados (SBBD). Pela primeira vez, o evento oficial de bases de dados da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) será online por causa da pandemia do novo coronavírus. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no site do SBBD 2020. A edição virtual facilitou a participação de grandes nomes da área, como Tova Milo e Tim Kraska, os keynotes speakers deste ano.

“O mais legal de ser online é que de certa forma facilitou para trazermos pesquisadores de fora, a pessoa não precisa viajar, então foi muito mais fácil”, comentou Sérgio Lifschitz, que está à frente da coordenação geral desta edição. “Fizemos um evento espaçado, em geral são três dias quando é presencial, mas esse ano vamos usar os cinco dias da semana e no horário noturno, até 20:30 da noite”, completou.

Organizado pelo Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, SBBD é o principal fórum latino-americano sobre banco de dados. Em 1986, o DI organizou a primeira edição do Simpósio no campus da PUC-Rio. Desde então o SBBD segue como um dos mais tradicionais eventos científicos da SBC. A edição online inédita torna o evento mais acessível.

“Como o SBBD roda o Brasil inteiro, nem todo mundo consegue participar quando é presencial. E neste ano a gente tem uma possibilidade de participação de pessoas de vários cantos do país. As inscrições já mostraram isso, tem gente inscrita de praticamente todos os estados”, comemorou Lifschitz.

Programação: o que esperar do SBBD 2020

Tim Kraska, do MIT/USA, e Tova Milo, da Universidade de Tel Aviv/Israel, são os principais nomes do evento e vão falar, respectivamente, sobre  “Towards Learned Algorithms, Data Structures, and Systems” e “Getting Rid of Data“. A programação conta ainda com tutoriais, sessões técnicas para apresentações de artigos técnicos selecionados, workshop de teses e dissertações em bancos de dados (WTDBD), sessão de ferramentas (Demos) e dois minicursos. Clique aqui para acessar a programação completa.

“Teremos um conteúdo bem atual de pesquisas na área, um evento que tem pesquisadores de várias partes do mundo — a maioria brasileira, mas tem parcerias de instituições de pesquisa do país com universidades estrangeiras — e as pesquisas que a gente faz aqui lidam com temas bem atuais, presentes nas pesquisas dos grandes eventos do mundo inteiro”, disse Lifschitz.

Últimas Vagas

Outro diferencial desta edição online do SBBD é que os valores das inscrições correspondem a 10% dos usualmente cobrados nos anos anteriores. Os inscritos receberão certificados e poderão a interagir com apresentadores nas salas virtuais. São apenas 300 vagas e a menos de uma semana do início do evento, elas já estão acabando. Mas quem quiser participar como ouvinte, sem certificado, poderá assistir às palestras gratuitamente pelo YouTube.

“O fato de ser aberto e ter uma programação tão rica vai facilitar essa divulgação científica, que é tão importante hoje em dia. A transmissão no streaming é uma outra vantagem, pois, em geral os eventos são muito restritos a quem pode ir até o local”, concluiu Lifschitz.