Fechar

Tese e dissertação de alunos do DI são premiadas em concurso do SBQS 2020

Diogo Mendonça e Hugo Villamizar, orientados por Marcos Kalinowski, foram premiados no Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software

Dois trabalhos orientados pelo professor Marcos Kalinowski, do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, foram premiados no Concurso de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (CTDQS 2020) que ocorre anualmente no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software (SBQS). Diogo Mendonça levou o prêmio de melhor tese de doutorado e Hugo Villamizar conquistou a segunda melhor dissertação de mestrado. A premiação foi transmitida pelo canal da Sociedade Brasileira de Computação no YouTube, na sexta-feira (4). 

“Quero agradecer primeiro ao SBQS, pois essa tese foi submetida lá atrás, no workshop de teses e dissertações em 2017, recebi vários feedbacks interessantes que ajudaram a evoluir o trabalho. E também aos meus orientadores, que foram muito importantes para a tese. o Arndt Von Staa, com a pegada dele mais prática e o Marcos Kalinowski com a parte mais experimental”, afirmou Mendonça em seu discurso de agradecimento.

“Só de ter participado do concurso de teses e dissertações para mim já é um prêmio, então fico muito feliz pelo resultado. Parabéns ao meu orientador Marcos Kalinowski, porque sem o acompanhamento e a orientação dele o trabalho não teria sido feito”, celebrou Villamizar em sua fala durante a premiação.

 

Kalinowski destaca o mérito de seus orientandos

Diogo Silveira Mendonça defendeu sua tese de doutorado em 2019  Foto: Arquivo Pessoal

A tese ”Pattern-Driven Maintenace: a Method to Prevent Unhandled Latent Exceptions in web applications” (manutenção orientada a padrões: um método para evitar exceções latentes não tratadas em aplicativos da web), defendida por Mendonça no doutorado, foi classificada como a melhor do concurso. O prêmio foi nomeado “Professor Ricardo de Almeida Falbo”, em homenagem ao docente, falecido em julho de 2020. “Fico muito feliz em receber o prêmio com o nome do professor Falbo, não pude conhecê-lo, mas pelos comentários que ouvi sobre ele, parece ter sido uma pessoa muito boa, um profissional muito admirável”, agradeceu Mendonça.

Kalinowski parabenizou o ex-aluno de doutorado pela visão pragmática para a resolução de problemas práticos da indústria e  pela condução de três estudos usando diferentes estratégias experimentais, alinhando avaliações no contexto industrial e também com estudantes. “Parabenizo-o por isso e também ao professor Arndt, pois assumi a orientação a partir da metade do caminho, quando a proposta já tinha sido iniciada. Fico muito feliz e honestamente surpreso. Acredito que tem muito mérito justamente por resolver um problema prático na área de qualidade de software. É uma abordagem disponível que pode ser aplicada para melhorar a confiabilidade de aplicações web e acho que tem muita coisa ainda para acontecer a partir daí”, disse o orientador do trabalho. 

Hugo Villamizar defendeu sua dissertação de mestrado em 2019 – Foto: Arquivo Pessoal

 

 

Chamada “An approach for reviewing security-related aspects in agile requirements specifications of web applications” (Uma abordagem para revisar aspectos relacionados à segurança em especificações de requisitos ágeis de aplicativos da web), a dissertação de VIllamizar conquistou o segundo lugar no CTDQS 2020. “Hugo conduziu muito bem todas as etapas, desde o estudo secundário, passando pela proposta, a implementação e avaliação, rodou estudos experimentais, fez um texto bem escrito e publicou bem”, afirmou o orientador Kalinowski. 

Villamizar segue no DI, agora cursando doutorado e Mendonça é professor no CEFET. “Ele terá uma caminhada do outro lado agora, também como orientador”, ressaltou Kalinowski.