Homes
Pessoal
PUC-Rio
DI PUC-Rio
CCE PUC-Rio
PROMINP-DI

Disciplinas
Extensão
Graduação
Pós-graduação

Publicações
Livro

Palestras
CCCI PUC-Rio

 

Anderson Oliveira da Silva, D. Sc.
Consultor Técnico
Professor Adjunto

Departamento de InformáticaPUC-Rio
Rua Marquês de São Vicente, 225
Prédio ITS – Sala dos Analistas de Suporte
Gávea – Rio de Janeiro – RJ
22451-900 – Brasil
TEL: 55 21 3527-1500 ramal 3305
FAX: 55 21 3527-1530

full-release:

Anderson Oliveira da Silva é Consultor Técnico Sênior e Professor Adjunto do quadro complementar do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. Em 1995, graduou-se como Engenheiro de Computação pelo Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, orientado pela Profa. Noemi Rodriguez. Em 1999, obteve o título de Mestre em Ciências em Informática, orientado pelo Prof. Michael Stanton, e em 2009, obteve o título Doutor em Ciências em Informática, orientado pelo Prof. Sérgio Colcher e pelo Prof. Luiz Fernando Gomes Soares – todos os títulos obtidos pelo Departamento de Informática da PUC-Rio.

Como pesquisador, atua em parceria com o Prof. Sérgio Colcher no Laboratório Telemídia nas áreas de Segurança da Informação, Administração, Gerência e Segurança de Redes de Computadores, e Análise de Desempenho de Redes e Sistemas de Computação.

Como docente, atua nos cursos de Graduação em Informática, Pós-graduação Latu-Sensu em Sistemas de Informação e Pós-graduação Latu Sensu em Redes de Computadores, todos da PUC-Rio, nos quais leciona as disciplinas de Segurança da Informação, Administração e Gerência de Redes, Segurança de Redes, Arquitetura TCP/IP, Sistemas Operacionais, e Sistemas Operacionais de Rede e Distribuídos, além de orientar monografias.

Entre publicações de destaque, é coautor do livro VoIP: Voz sobre IP, da Editora Campus/Elsevier.

Como administrador de infraestrutura de TI, iniciou suas atividades em 1992, no laboratório de pesquisa da RNP do DI, coordenado pela Profa. Noemi Ridriguez e pelo Prof. Michael Stanton. Em 1993, passou a integrar a Equipe de Suporte do TeCGraf, no Laboratório TeCGraf do DI, coordenado pelo Prof. Marcelo Gattass. Em 1998, trabalhou como coordenador acadêmico, consultor técnico e sócio-diretor da Empresa DSTAQ Soluções em Tecnologia. E, desde 2001, passou a integrar a Equipe de Suporte do DI como Analista de Suporte Sênior, coordenando as atividades de operação e manutenção da infraestrutura de TI do DI. Em 2011, foi promovido a Consultor Técnico Sênior do DI.

[mini-release]