Software Básico - 99.2 
 
Objetivo do Curso: Entender em profundidade como funciona um computador típico,
como visto pelo nível de Linguagem de Montagem e pela Linguagem de Máquina.
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Introdução - Hierarquia de abstrações em um computador:
     Hardware, Linguagem de Máquina, Sistema Operacional,
     Linguagens de Alto Nível, Aplicativos.
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Linguagem de montagem: Motivação.
Labels, mnemônicos, variáveis (estáticas),
strings; programa montador.
Exemplos e exercícios de pequenos programas em uma
linguagem de montagem.
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Arquitetura Clássica: CPU, memória principal, memória secundária,
dispositivos de Entrada/Saída.
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CPU: ciclo de execução. Registradores (PC, Flags, SP).
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Memória principal: bits e bytes; palavras e endereçamento.
 
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Conjunto típico de instruções: 
-  transferência de dados: modos de endereçamento, alinhamento
 -  aritméticas
 -  lógicas
 -  condições e saltos
 -  pilha e chamadas
 -  Entrada/Saída
 -  Interrupções; tipos de interrupções: instrução explícita,
 erros de execução (traps), e geradas pelo hardware (assíncronas).
 
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Modelo de Execução de Uma Linguagem de Alto Nível (C)
Implementação de instruções:
-  expressões aritméticas (uso de temporários/registradores)
 -  atribuição
 -  loops e condicionais
 
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Pilha de execução: registro de ativação, suporte a chamadas recursivas.
Modelo de Chamadas e passagem de parâmetros. Criação e eliminação de
registros de ativação; cadeia dinâmica.
Organização de memória: área estática, pilha, heap.
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Armazenamento e Representação de tipos básicos:
-  base binária, inteiros, magnitude-sinal, complemento a dois,
  excesso-K. Operações básicas. Overflow.
 -  caracteres: código ASCII, código ISO, outros códigos.
 -  strings.
 -  ponto flutuante: o padrão IEEE.
 -  instruções e endereços.
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Implementação de arrays e registros; ``padding";
arrays e registros aninhados; cálculo de tamanho e código de endereçamento.
 
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Visão geral do Sistema Operacional.
O Sistema Operacional como uma biblioteca prestadora de serviços.
Formas de chamar rotinas do S.O.: chamadas diretas (interrupções, como no DOS)
e chamadas via biblioteca convencional (como no UNIX).
Entrada e saída via terminal.
Gerenciamento de Memória.
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``Link-edição": o problema da (re)locação de um programa.
Endereçamento relativo e absoluto.
Compilação independente; programa objeto e tabelas de relocação.
Funcionamento de um ligador.
Noemi Rodriguez 
Sun Aug 30 10:49:56 EST 1998