Controle Pelo Teclado - Galeria de Exemplos
Controle Pelo Teclado

Descrição: Este exemplo é pequeno jogo que permite ao jogador controlar um carro usando as setas direcionais do teclado.

Autor: Edirlei Soares de Lima

Download: Exemplos04.zip

 

Código Fonte:

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
#include "Graphics.h"
Graphics graphics;
Image bloco_chao;
Image carro[4];
//Direcao na qual o carro esta virando
int carro_direcao = 2;
//Posicao X do carro
double carro_x = 336;
//Posicao Y do carro
double carro_y = 236;
void MainLoop()
{
    int x, y;
    for (x = 0; x < 800; x+=256)
    {
        for (y = 0; y < 600; y+=256)
        {
            graphics.DrawImage2D(x, y, 256, 256, bloco_chao); //Desenha blocos do chao
        }
    }
    graphics.DrawImage2D(carro_x, carro_y, 128, 128, carro[carro_direcao]); //Desenha carro
}
void KeyboardInput(int key, int state, int x, int y)
{
    if ((key == KEY_LEFT)&&(state == KEY_STATE_DOWN))
    {
        carro_direcao = 1;
        carro_x -= 4;
    }
    if ((key == KEY_RIGHT)&&(state == KEY_STATE_DOWN))
    {
        carro_direcao = 3;
        carro_x += 4;
    }
    if ((key == KEY_UP)&&(state == KEY_STATE_DOWN))
    {
        carro_direcao = 2;
        carro_y += 4;
    }
    if ((key == KEY_DOWN)&&(state == KEY_STATE_DOWN))
    {
        carro_direcao = 0;
        carro_y -= 4;
    }
}
int main(void)
{
    graphics.CreateMainWindow(800, 600, "Exemplo 04 - Controle pelo Teclado");
    graphics.SetBackgroundColor(152,209,250);
    //Carrega as imagens
    bloco_chao.LoadPNGImage("car_ground.png");
    carro[0].LoadPNGImage("car_down.png");
    carro[1].LoadPNGImage("car_left.png");
    carro[2].LoadPNGImage("car_up.png");
    carro[3].LoadPNGImage("car_right.png");
    graphics.SetKeyboardInput(KeyboardInput);
    graphics.SetMainLoop(MainLoop);
    graphics.StartMainLoop();
    return 0;
}