Coordenador

 

Rubens Nascimento Melo graduou-se em Engenharia Eletrônica (1968), pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde também obteve os graus de Mestre em Ciência (1971) e Doutor em Ciência (1976). É um dos pesquisadores pioneiros da área de Banco de Dados e Computação Gráfica no Brasil. Tem larga experiência acadêmica e prática, tendo sido consultor para grandes empresas nacionais. Desde 1984, vem pesquisando novas tecnologias para BDs de nova geração.

Atualmente, é professor do Departamento de Informática da PUC-Rio, onde também é coordenador acadêmico dos cursos de especialização em Análise, Projeto e Gerência de Sistemas e de extensão em Programação de Computador, há mais de 25 anos, e do curso de extensão em Computação Gráfica Aplicada. Também, é fundador e coordenador do Laboratório de Tecnologia de Banco de Dados (TecBD), um dos laboratórios do Instituto de Tecnologia de Software (ITS), ligado ao Departamento de Informática da PUC-Rio.

Trabalha em Informática desde 1966, já tendo desenvolvido pesquisas e implementado sistemas nas áreas de Linguagens de Programação, Banco de Dados, Computação Gráfica e Engenharia de Software. Nessas áreas, já orientou mais de 75 teses de mestrado e 5 de doutorado, e publicou artigos em revistas e congressos, nacionais e estrangeiros. Em seu projeto de pesquisa atual, desenvolve com seus alunos de mestrado e doutorado, um ambiente para desenvolvimento de Sistemas de Bancos de Dados Distribuídos Heterogêneos, baseado em um Modelo de Dados Global Orientado a Objetos (projeto HEROS). Escreveu os livros "Banco de Dados Não Convencionais: A Tecnologia de BD e suas Novas Aplicações" (1988) e "Banco de Dados em Aplicações Cliente / Servidor" (1997). Desde 1969, tem tido intensa atividade acadêmica. Foi professor regular no ITA e no Instituto Militar de Engenharia (IME) e, hoje, é professor associado da PUC-Rio. Também, foi pesquisador e professor visitante em instituições estrangeiras, como o GMD (Alemanha), UCLA (Universidade da Califórnia) e Universidade da Flórida, onde participou de projetos e lecionou cursos de pós-graduação.

Atua como consultor do TecBD em importantes empresas, tais como Petrobrás, Embratel, Vale do Rio Doce, Dataprev, Docegeo, Fleishmann Royal, Coca-Cola, Andersen Consulting, Banco Boa Vista, BP-Mineração e Mesbla, principalmente, nas áreas de Banco de Dados e Interfaces de Usuário Gráficas. Nessas empresas, realizou cursos de treinamento, consultorias para desenvolvimento de Aplicações "On-Line Analytical Processing" (OLAP), Sistemas de Informação para Executivos (EIS), Data Warehouses, Sistemas de Apoio a Decisões (DSS) e Sistemas de Documentos Eletrônicos, entre outros. Em geral, suas consultorias envolvem orientação sobre o uso de novas tecnologias, tais como Arquitetura Cliente / Servidor, Orientação a Objetos, Distribuição de Banco de Dados e de Processamento, Documentos Eletrônicos com imagens e Multimídia, Interoperabilidade e Integração de Sistemas Heterogêneos.

Como consultor, conferencista ou instrutor de cursos rápidos, já lecionou em quase todos os estados brasileiros e, também, em Portugal e Estados Unidos.


Enviar sugestões para:

tecbd@inf.puc-rio.br