BTG Pactual

Núcleo de Inovação Tecnológica

O BTGPactual é um dos principais bancos de investimentos da América Latina. Com seu perfil de Partnership meritrocrático e Asset Management de alcance global, além de ser uma companhia aberta, é também uma empresa com a base de acionistas bastante diversificada. Nesse cenário, a área de desenvolvimento de sistemas (e TIC de uma forma geral) recebe demandas de naturezas bastante variadas, que visam apoiar desde a interação direta com os clientes (com o desenvolvimento de software para múltiplos canais de comunicação), passando pelos sistemas de apoio à decisão (com análise de grandes volumes de informação – Big Data), chegando até o suporte aos sistemas das áreas específicas da “retaguarda” de investimento como a de otimização logística em operações de transportes de cargas, commodities etc.

O Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, por sua vez, vem atuando destacadamente no cenário de ensino e pesquisa brasileiro há mais de 50 anos. A influência da Pós-graduação na graduação do DI da PUC-Rio sempre foi um de seus diferenciais. A atuação do corpo docente e discente em seus vários níveis está alinhada a diferentes projetos de pesquisa e desenvolvimento de ponta. Nesse sentido, o corpo do departamento está hoje estruturado em mais de 10 núcleos de inovação, que atuam nas mais diferentes áreas de pesquisa e desenvolvimento de TI e Computação de uma forma geral, com o envolvimento de alunos de graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado), professores, pesquisadores e profissionais graduados, compondo um ambiente que integra a produção intelectual à formação de recursos humanos. Nesse ambiente propício ao desenvolvimento e inovação, a escolha das áreas específicas de atuação do DI evidencia a clara intenção de interagir tanto com a sociedade local como com um ambiente mais globalizado.

Nesse contexto é que surge o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) BTGPactual/PUC-Rio, que concretiza a parceria no sentido da união de demandas e forças de ambas as instituições, visando a complementação mútua de suas atividades e necessidades. Por um lado, a Universidade, em busca de problemas reais e de difícil solução da sociedade local ou global, e de outro o Banco, em busca de soluções, proposições, capacitação, atualização, renovação e inovação. Se, por um lado, para o Banco, tal parceria, além dos produtos gerados – que são o seu resultado mais direto, também tem como efeito a renovação e aprimoramento de seu quadro, de outro lado, para a Universidade, não apenas a produção intelectual gerada é fundamental, mas os benefícios obtidos para o processo de formação a nível de graduação, mestrado e doutorado também são extremamente relevantes.

São objetivos e atividades fundamentais do NIT BTGPactual/PUC-Rio:

1. propor soluções, construindo produtos, protótipos ou especificações, para problemas demandados à área de TI do Banco que exijam (i) pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias;  (ii) conhecimento altamente qualificado para construção de produtos ou utensílios que não são normalmente encontrados “na prateleira”, (iii) aplicação de novas tecnologias, mesmo que conhecidas porém ainda pouco utilizadas; (iv) desenvolvimento de soluções inovadoras a partir de outras soluções ou partes existentes mas não integradas; (v) aplicação de pesquisas já desenvolvidas pela própria Universidade ou por outras instituições mas que ainda não estejam largamente disponíveis; (vi) avaliação da eficiência ou eficácia de soluções existentes ou propostas para problemas difíceis para os quais ainda não se tenha medidas de qualidade.
  2. transferir tecnologia, expertise e técnicas de desenvolvimento para o ambiente de TI do Banco, contribuindo, de forma contínua, para a formação, educação, aprimoramento ou especialização do seu corpo profissional, promovendo uma constante valorização de seus colaboradores, seja pela capacitação nas tecnologias mais atualizadas, seja pela possibilidade de renovação e expansão do quadro;
  3. 3. trazer para o ambiente da Universidade alguns problemas reais em contextos também realísticos de prazo, qualidade, custo, eficácia e eficiência, permitindo, durante a formulação de soluções, protótipos e produtos, o exercício da educação profissional baseada em desafios concretos do dia a dia que contribuem para formação de profissionais mais capacitados e experientes.

Coordenador

Sérgio Colcher

Endereço

Rua Marquês de São Vicente 225, Edifício Pe. Belisário Velloso (ITS - Instituto de Tecnologia de Software) Gávea - Rio de Janeiro/RJ - Brasil 22451-900