Daniel Menascé faz live sobre sistemas de computação autogeridos nesta sexta

Foto: Evan Cantwell/Creative Services/George Mason University

Professor da George Mason University e ex-diretor do DI é o palestrante convidado da semana na série de lives da pós-graduação

Como todo bom filho que à casa torna, o professor Daniel Menascé vai participar do ciclo de lives da pós-graduação do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio apresentando o seminário “Taming Complexity with Self-managed Systems”, nesta sexta-feira (13) às 15h, ao vivo pelo YouTube. Apesar de atualmente integrar o quadro de professores da George Mason University, Menasce é um autêntico “filho da PUC”, com graduação em Engenharia Elétrica na PUC-Rio e Mestrado no DI. Após o doutorado na UCLA, foi professor do quadro principal do DI por 14 anos e também foi Diretor do Departamento de 1981 a 1983.

“Nesses mais de 35 anos de sua vida como professor e pesquisador no exterior, ele sempre manteve uma forte conexão (e saudades) com o DI e velhos colegas. Por isso atrevo-me a dizer que o Daniel nunca deixou de vestir a camisa do DI. É uma honra ter esse grande expoente da Computação e ‘filho da casa’ compartilhando conosco as suas mais recentes pesquisas. E há ‘rumores’ de que essa interação seja só o começo de uma duradoura aproximação entre o DI e sua atual universidade, a George Mason University”, adiantou Markus Endler, atual Diretor do DI.

Em sua palestra, Menascé falará sobre sistemas de computação que se autogerenciam, ou seja, se autoconfiguram, auto-otimizam, autorrecuperam de falhas e de ataques de segurança. “O seminário chama a atenção para o fato que grandes sistemas de computação atuais tendem a ser extremamente complexos, compostos por um número grande de servidores de tipos diferentes interligados através de vários tipos de redes. Estes sistemas têm um número muito grande de configurações possíveis. Assim sendo, não é viável que seres humanos determinem a cada instante a configuração ótima. Os computadores têm que determinar sua configuração ótima em tempo real”, explica o professor.

Infraestruturas como as usadas pelo Google, Amazon, Facebook e outras empresas do tipo são exemplos de áreas de aplicação da pesquisa. Menascé destaca a discussão de vários exemplos práticos de sistemas que se autogerenciam como o ponto-chave seminário, que tem relevância sobretudo para os interessados na área de Sistemas.

Menascé foi pesquisador principal do RedePUC, projeto pioneiro de protocolos para redes locais, que à época era uma novidade em todo o mundo. Durante a sua carreira recebeu numerosos prêmios e distinções, incluindo o Fellow do IEEE e Fellow do ACM em 1997, e o Prêmio A. A. Michelson (Computer Measurement Group – CMG), em 2000.

Se inscreva no canal do DI no YouTube e ative o lembrete para não perder a live!