Estudantes celebram admissão no mestrado e doutorado do DI

Bruno Gomes, Matheus Adler e João Pedro Vale celebram aprovação no mestrado do DI / Foto: Arquivo Pessoal

Universitários aprovados para o programa de pós-graduação contam porque escolheram o DI e quais são suas expectativas

A noite da última segunda-feira (14) foi de comemoração para os alunos aprovados no processo de seleção para o mestrado e doutorado do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio. Estudantes de diferentes partes do país celebraram o resultado, como Debora Stuck, do Rio de Janeiro, e Bruno Gomes, João Pedro Vale e Matheus Adler, de São Luís, no Maranhão. No caso dos três últimos, que são amigos e fizeram juntos a graduação, a tão sonhada vaga no mestrado significa uma mudança de vida também geográfica. Bruno, João Pedro e Matheus fizeram posts emocionados em suas redes sociais falando da admissão.

“A vida é muito louca, nunca imaginaria que eu em meus 21 anos teria uma aprovação em mestrado desses. Foi dureza, muito estresse, muita ansiedade, muita preocupação (até demais), mas felizmente deu certo. Vai ser uma vida nova começando, uma nova realidade que tenho certeza que também não será fácil, mas com muita dedicação tenho fé que vai dar tudo certo. Obrigado a todos os envolvidos, que acreditaram e torceram por mim, agora é PUC-Rio 2021”, escreveu Bruno Gomes.

Quem fez a ponte entre o DI e os três estudantes foi Antônio Busson, pesquisador do TeleMídia Lab no DI, que tinha sido professor deles na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). “Quando o professor falou sobre o Departamento e o TeleMídia, dei uma pesquisada, li o histórico, comparei com outras universidades e vi que, desde 1964, o DI tem nota máxima no CAPES. É um programa de pós-graduação com muita história e muito legado. Pesquisei em sites internacionais também e todos falam que é uma das maiores referências do Brasil nessa área. Fui ver o corpo docente e encontrei nomes de peso, que eu já tinha visto em livros. Então, fica até difícil não escolher o DI, são muitos pontos positivos”, contou João Pedro Vale.

Debora Stuck já atua na iniciativa ExACTa e foi aprovada na seleção de mestrado do DI

Matheus Adler relata que a preparação para o processo seletivo começou ainda em janeiro de 2020. Além dos estudos, do trabalho de conclusão de curso na graduação, ele e os dois amigos também buscaram a publicação de artigos e apresentação de pesquisas de iniciação científica para se qualificarem para o mestrado. Toda essa dedicação valeu a pena quando saiu a relação dos aprovados. “Nesse momento foi uma sensação que não dá pra descrever. É até uma história engraçada: uma amiga que veio me parabenizar antes de eu ter visto meu nome na lista. Não entendi nada e não acreditei, a princípio. Mas quando abri o site e vi meu nome, fiquei até sem reação. Falei pra minha mãe, que estava ao meu lado, e a partir dali foi só festa”, disse.

Debora Stuck chegou ao DI por meio da iniciativa ExACTa, um dos núcleos de inovação tecnológica do Departamento. “A escolha de fazer o mestrado no DI está ligada à minha formação em Ciência da Computação e à oferta de linhas de pesquisa na área de inovação, ênfase do trabalho desenvolvido pela iniciativa ExACTa, onde atuo como Analista de Pesquisa e Desenvolvimento. E pela excelência de ensino da Pós do DI, com reconhecimento acadêmico e profissional”, destacou.

Agora que já podem se dizer mestrandos, os novos alunos de Departamento se preparam para a próxima etapa acadêmica, cheios de expectativas.. “Quero aprender bastante e espero que o mestrado nos abra portas para novas oportunidades, inclusive fora do país, numa empresa ou universidade. Acredito que o DI vai me ajudar nesse sentido, foi um dos motivos que me impulsionou a fazer essa escolha”, afirmou Gomes.

“Minha expectativa é contribuir para meu enriquecimento pessoal e profissional, por meio do envolvimento em atividades teórico-práticas e pela troca de experiências que o ambiente acadêmico proporciona. E também a oportunidade de ampliar minha rede de contatos”, finalizou Debora.