Inscrições para mestrado e doutorado no DI terminam na segunda (16)

Foto: Fernanda Maia / Divulgação

Inovação, excelência e tradição são os pilares do Programa de Pós-Graduação do DI da PUC-Rio

Termina nesta segunda-feira (16) o prazo de inscrições para a seleção de mestrado e doutorado no Departamento de Informática da PUC-Rio (DI), para o primeiro semestre de 2021. De excelência reconhecida por pesquisadores e instituições nacionais e internacionais, o Programa de Pós-Graduação do DI foi o primeiro no país a receber nota máxima (7) da CAPES, em 2003, e desde então se mantém assim.

A busca por inovação está no DNA do Departamento, responsável por marcos da inovação tecnológica como a linguagem de programação Luao middleware Ginga para as TVs digitais. No quadro principal o DI tem vários pesquisadores renomados e premiados, muitos dos quais lideram laboratórios e parcerias com empresas. “Vários de nossos alunos fizeram uma brilhante carreira em empresas de grande sucesso, incluindo as big five, e sempre repetem o quanto a pós-graduação no DI fez ‘a grande diferença’ em sua formação”, afirma Markus Endler, diretor do Departamento.

As inscrições devem ser feitas através desse link. Para se inscrever no doutorado é necessário ter um plano de pesquisa pré-aprovado pelo orientador pretendido — um dos professores do quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação do DI. São dez áreas de pesquisa dentro do Departamento:

• Bancos de Dados (BD)
  • Ciência de Dados – Data Science (CD)
  • Computação Gráfica (CG)
  • Engenharia de Software (ES)
  • Hipertexto e Multimídia (HM)
  • Interação Humano-Computador (IHC)
  • Linguagens de Programação (LP)
  • Otimização e Raciocínio Automático (OTR)
  • Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (RCSD)
  • Teoria da Computação (TC)

Clique aqui para acessar o edital.

Alunos do Departamento de Informática se destacam

Assim como Ana Carla Bibiano, aluna de mestrado cuja dissertação foi premiada no SBES 2020 como a segunda melhor do país, a maioria dos alunos aceitos em regime de tempo integral no DI recebe bolsa de fomento e quase a totalidade recebe bolsa de isenção das taxas escolares, e portanto não paga mensalidades. E o que não faltam são histórias de sucesso entre os que participam dos projetos de pesquisa e laboratórios do Departamento.

O doutorando Felipe Ferreira criou um algoritmo de recomendação que foi destaque na RecSys e está em uso no Globoplay; Alexandre Novello, aluno de mestrado, ganhou menção honrosa no SBBD 2020 com um artigo curto e o também doutorando Diogo Munaro foi indicado ao prêmio Brasil Referência em Dados 2020.

“Se você realmente quer ‘voar alto’ em sua carreira, faça como alguns de nossos egressos, que são líderes no Google (VP de Engenharia), Microsoft (Diretor de Engenharia), Amazon, VTEX, CUJO, Intellie, entre outras, e se inscreva no Mestrado ou Doutorado no Departamento de Informática da PUC-Rio. No Programa de Pós-Graduação que é pioneiro no Brasil e de reconhecida excelência, você encontrará um ambiente estimulante e do mais alto padrão de qualidade em ensino, pesquisa e inovação”, convida Endler.

Venha fazer parte desse time de sucesso, venha para o DI!