Painel coordenado e moderado por Endler ganha destaque em publicação

Diretor do DI da PUC-Rio, Markus Endler

Artigo na IEEE Internet of Things Magazine traz debate sobre a relação entre Internet das Coisas, ciência de dados e aprendizado de máquinas

Reflexões e visões sobre a conexão entre a área de Internet das Coisas (IoT) com ciência de dados e aprendizado de máquinas foram reunidas no artigo “Challenges and Opportunities for Data Science and Machine Learning in IoT Systems – A Timely Debate” publicado em 30 de dezembro na revista IEEE Internet of Things Magazine. O texto, dividido em duas partes, compilou opiniões dadas no painel homônimo coordenado e moderado pelo diretor do Departamento de Informática (DI) da PUC-Rio, Markus Endler, em agosto de 2019, na Very Large Internet of Things (VLIoT). O evento ocorreu em Los Angeles, na Califórnia (EUA).

Além de Endler, o painel teve a presença de quatro pesquisadores na área de Internet das Coisas (IoT): Sumi Helal (Lancaster University); Flávia C. Delicato (Universidade Federal Fluminense); Cintia B. Margi (Universidade de São Paulo); e Satyajayant Misra (New Mexico State University). Todos os pesquisadores envolvidos foram também co-autores do artigo.

Para Endler, a publicação do artigo representa uma enorme satisfação. “Em particular, fiquei muito feliz porque foi um projeto bastante audacioso. Não é muito comum ter um artigo que resume a opinião de quatro pesquisadores, então tenho uma grande satisfação em conseguir publicar um artigo nessa modalidade diferente e reunindo pesquisadores tão respeitados”, diz.

Correlação entre áreas e desafios foram discutidos

Da esquerda para a direita: Flavia Delicato; Sumi Helal; Cintia Margi; e Satyajayant Misra durante o VLIoT 2019.

A abertura do painel foi marcada por um questionamento de Endler: “Se a infraestrutura da IoT é o sistema nervoso de um sistema ciber-físico, data science é o conhecimento e o aprendizado de máquina é o cérebro, como podemos ter certeza de que estamos coletando e processando todos os bits de informação para construir sistemas inteligentes, adaptáveis e amigáveis aos humanos”.

A partir dessa colocação, os painelistas puderam discorrer sobre o tema e a correlação entre as áreas. “O grande potencial da Internet das Coisas não é sobre obter dados, mas sobre como extrair conhecimento valioso desses dados. Nesse contexto, a ciência de dados pode dar uma grande contribuição para tornar os sistemas de Internet das Coisas mais inteligentes”, disse Flávia.

“Minha opinião é que a Internet das Coisas não é apenas uma grande infraestrutura de geração de dados, mas também uma infraestrutura inteligente e ativa que consome seus dados no local por meio de raciocínio e inteligência embutida”, completou Helal.

Outras questões que abrangem essas três áreas foram discutidas, como: problemas de comunicação; problemas de coordenação; segurança e privacidade; processamento de eventos; modelos econômicos e stream processing integrado na nuvem e nas bordas (cloud edge processing). Os pesquisadores também abordaram sobre como tais desafios podem ser enfrentados na nova geração de sistemas de Internet das Coisas.

Para Endler, “foi uma honra” dividir a mesa com grandes nomes da área de Internet das Coisas, inclusive brasileiros. Na ocasião, o diretor do DI foi o responsável por convidar os pesquisadores. “Eu fiz questão de convidar a Flavia e a Cintia, porque acho importante mostrar que o Brasil está presente e muito bem representado nessa área”, afirma. Endler também frisa que, a partir da participação no painel, parte dos pesquisadores iniciaram uma colaboração para compartilhar ideias e escrever novos artigos.

O artigo foi dividido em duas partes e está disponível aqui e aqui.

Sumi Helal, Flavia C. Delicato, Cintia B. Margi, Satyajayant Misra, Markus Endler,
Challenges and Opportunities for Data Science and Machine Learning in IoT Systems: A Timely Debate – Part I and Part II, in IEEE Internet of Things Magazine, doi: 10.1109/IOTM.0011.2000002.