Palestra em 15/mai: Desafios de acessibilidade – Luis Carriço, Universidade de Lisboa

Título: Desafios de acessibilidade

Palestrante: Luis Carriço, Professor Associado do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Data: 15 de maio de 2013 (quarta-feira)

Local: 511 RDC

Resumo:

O desenvolvimento e utilização de tecnologias providencia oportunidades para que todos os indivíduos tenham acesso à informação, onde quer que estejam ou em que condições se encontrem. Esta visão alargada de acesso à informação, para consumo ou interacção, extravasa o seu público-alvo bem para além das pessoas classicamente consideradas com necessidades especiais. Encontra eco, por um lado, em comunidades crescentes, como a das pessoas idosas, com combinações diversificadas e abrangentes de requisitos específicos, ou por outro, em qualquer utilizador que se encontre em situações de uso debilitante, em que algumas das suas capacidades são completamente absorvidas nas actividades que desenvolvem. Por uma ou outra razão, algumas perspectivas de acessibilidade digital assumem-se horizontais a todos os grupos de utilização, e às mais diversas plataformas e tecnologias promovendo sinergias entre áreas de investigação e desenvolvimento.

Na base do acesso à informação está ela própria e, por conseguinte, nos dias de hoje, sem dúvida a Web. Encontrar maneiras de assegurar as boas práticas e recomendações de acessibilidade na Web é um desafio complexo mas indiscutivelmente basilar. Desde os trabalhos seminais de avaliação até aos mais recentes que acompanham as tendências de dinâmica e compreensão de conteúdos, a investigação nesta área procura igualmente acompanhar mecanismos de reparação sustentados por algoritmos sofisticados ou comunidades omnipresentes.

Sobre a camada de informação, de preferência anotada e bem estruturada, estão os meios de acesso e as aplicações, que nela baseada oferecem mecanismos de interacção adequados às características dos indivíduos e às limitações das situações de uso. Essa adequação encontra três tipos fundamentais de aproximação: 1) a que foca o desenvolvimento das aplicações nos problemas concretos de uso ou de utilizador, constituindo soluções à medida para requisitos particulares; 2) a que sustenta o desenvolvimento daquelas aplicações em bibliotecas e ambientes de desenho dirigidos a peritos no domínio, não-peritos em programação; 3) e finalmente a que suportada por modelos que adapta de forma automática ou semi-automática os conteúdos e os modos de interacção às necessidades dos usuários e da utilização.

As três aproximações sustentam-se a vários níveis na necessidade de um conhecimento profundo dos utilizadores envolvidos, seja ao nível primário (finais), seja a outros, e não menos importante dos ambientes de uso que, pela sua dinâmica, podem provocar tantas dificuldades de acesso como os primeiros. Sustentam-se ainda numa necessidade inerente de uso de multimodalidades que permitam circundar de forma justa as barreiras que inexoravelmente se interpõem no acesso à informação.

Currículo curto:

Luis Carriço é Professor Associado do Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Doutorou-se em Engenharia Electrotécnica pelo Instituto Superior Técnico em 2000. Os seus interesses de investigação e desenvolvimento centram-se na interacção pessoa máquina, desenho centrado nos utilizadores, interfaces para dispositivos móveis e ubíquos, acessibilidade e interacção em grupo. Publicou mais de 180 artigos em revistas e conferências sobretudo internacionais e é autor de livros e capítulos de livros. Foi membro do Comité Científico e de Programa de mais de 40 revistas e conferências e tem sido avaliador convidado da Comissão Europeia de Projectos e Propostas de Projectos Europeus em especial nas áreas de Usabilidade e Acessibilidade. É líder do grupo HCIM (Human Computer Interaction and Multimédia) do LaSIGE (lasige.di.fc.ul.pt).