Palestra dia 25/09 às 16:00, sala 511 RDC: “Grounded Theory na Teoria e na Prática: Condução de Pesquisas Qualitativas em Engenharia de Software”

Resumo:

A Grounded Theory (GT), ou “Teoria Fundamentada em Dados” é uma metodologia de pesquisa que usa uma técnica indutiva baseada na análise sistemática e incremental de dados qualitativos. Ela é uma metodologia amplamente utilizada em disciplinas das ciências sociais (Sociologia, Antropologia, etc) e médicas (Enfermagem e Medicina), entre outras. Atualmente, constata-se um aumento de estudos qualitativos em Engenharia de Software (ES). Para a pesquisa em ES, o emprego de métodos qualitativos é importante, pois eles permitem uma compreensão mais abrangente de todo o fenômeno em estudo . Apenas esta ampla compreensão dos fenômenos estudados durante a atividade de desenvolvimento de software é capaz de subsidiar o desenvolvimento de tecnologias efetivas e capazes de potencializar resultados, tanto sob o ponto de vista de negócio quanto sob o ponto de vista da satisfação dos atores envolvidos no processo. Baseado nestes aspectos, o aprendizado de um método de análise qualitativa, neste caso a GT, se torna bastante relevante no contexto de pesquisas em ES.  Ao mesmo tempo em que cresce o uso da GT , muitos pesquisadores acabam utilizando o método de maneira distorcida ou até mesmo equivocada. Neste sentido, esta palestra tem por objetivo introduzir de forma teórica e prática como utilizar a Grounded Theory (GT) como uma das formas de condução de pesquisas qualitativas em Engenharia de Software. A palestra abordará o histórico do método, seus conceitos e principais aspectos, bem como exemplos práticos de uso do método no contexto de Engenharia de Software.

Short Bio – Prof. Tayana Conte:

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Pará (1996), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal do Amazonas, onde atua em cursos de graduação e pós-graduação. Concluiu a orientação de 11 Dissertações de Mestrado na área de Engenharia de Software/ IHC/ Ciência da Computação. Participa da Equipe Técnica do Modelo (ETM) de Melhoria do Processo de Software Brasileiro (MPS.BR). É membro da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira de Computação (períodos 2011-2013 e 2013-2015) e atua como secretária do capítulo brasileiro do SIGCHI (BRCHI), grupo de interesse da ACM sobre Interação Humano-Computador. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software e IHC, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Aplicações Web, Avaliação de Usabilidade, Engenharia de Software Experimental, Usabilidade de Aplicações Web e Qualidade de Software. Mais informações no CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/6682919653508224.