Programa da Disciplina
I - Objetivo
- Apresentar ao aluno as principais características
funcionais de uma empresa, especialmente no que se refere aos aspectos
comerciais, produtivos, financeiros e de pessoal, enfatizando o papel do
administrador frente a um mercado dinâmico, onde a empresa se relaciona com
variáveis micro e macroeconômicas.
II - Estrutura do Curso
O curso será ministrado a partir da seguinte estrutura de
trabalho:
- As 4 funções básicas da Administração (Marketing, Produção, Finanças e
Recursos Humanos) serão tratadas em módulos específicos de 4 a 7 aulas; os
conteúdos dos tópicos Economia e Teoria Geral da Administração permearão os
conteúdos desses módulos, estando, portanto, incluídos em seu conjunto de
aulas.
- A leitura da base teórica a ser utilizada nos trabalhos em sala deve,
obrigatoriamente, ser realizada previamente pelos alunos. As aulas serão
dadas a partir do pressuposto de que tais leituras foram efetuadas e
privilegiarão, preferencialmente, a realização de "Estudos de Casos".
-
III - Avaliação
- A nota de avaliação será composta a partir de 4 notas referentes a 4
provas especificas: P1, P2, P3 e PF (Prova Final).
- As provas contemplarão todo o conteúdo de conhecimentos abordados na
cadeira até a data de sua aplicação.
- Caso algum aluno falte a uma das provas regulares (P1, P2 e P3), a Prova
Final será considerada, simultaneamente, como Final e 2ª chamada.
- Em todas as avaliações será levado em conta, para efeito de pontuação, o
correto emprego da norma culta da língua Portuguesa.
- As avaliações englobarão todo o conjunto de conhecimentos constante da
bibliografia recomendada.
IV - Critérios de Aprovação
- Presença obrigatória em pelo menos 75% das aulas;
- A chamada será feita ao início e/ou ao término das aulas, a critério do
professor.
- A média para a aprovação é composta da seguinte forma :
Média = (P1
* 0,25) + (P2 * 0,35 ) + (P3 * 0,40)
Se Média > 7,0, APROVADO; Se
não:
MF = [ (Média * 2 ) + PF ] / 3
Se MF > 5,0, APROVADO
V - Bibliografia Básica
- Apostila a ser fornecida pelos professores
- Administração de Marketing - Kotler - Editora Atlas
- Administração da Produção - Nigel Slack - Editora
Atlas
- Introdução à Economia - Wonnacott/Crusius - Makron
Books
- Introdução à Administração - Eunice L. Kwasnicka - Editora Atlas
VI - Bibliografia Complementar
- Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Editora
Campus
- Imagens da Organização – Garreth Morgan - Editora
Atlas
- Os Revolucionários da Administração – Stuart Crainer
– Negócio Editora
- Introdução à Administração de Empresas - Américo
Borges - Editora Ática
- A Sociedade Justa - John Kenneth Galbraith - Editora
Campus
- História da Riqueza do Homem – Leon Huberman –
Editora Guanabara
- Contabilidade Introdutória – Ségio Iudisibus et alii (FEA/USP) – Ed. Atlas
VII - Conteúdo
- Necessidades, História e Teoria Geral da
Administração
- Objetivos Econômicos e o problema da escassez;
Sistema Econômico - Funcionamento dos Mercados; Oferta e Demanda - Fluxo Real
e Monetário; Mercados Concorrenciais e Não Concorrenciais; Políticas
Governamentais; Inflação
- Área Funcional: Marketing – O Composto de Marketing
- Área Funcional: Produção – Planejamento do Produto,
do Processo e da Produção; Conceitos fundamentais de Gestão da Qualidade e
Adm. de Estoques.
- Área Funcional: Finanças – Origem e Aplicação de
Recursos
- Área Funcional: Recursos Humanos – As funções da gestão de Recursos Humanos
VIII - Calendário de Atividades
- Prova #1 = 05/abril
- Prova #2 = 10/maio
- OBS. : A P3 e a PF ocorrerão em data, sala e horário a serem determinados pela Coordenação do Curso e comunicados oportunamente.