Programa da Disciplina


I - Objetivo


- Apresentar ao aluno as principais características funcionais de uma empresa, especialmente no que se refere aos aspectos comerciais, produtivos, financeiros e de pessoal, enfatizando o papel do administrador frente a um mercado dinâmico, onde a empresa se relaciona com variáveis micro e macroeconômicas.


II - Estrutura do Curso

    O curso será ministrado a partir da seguinte estrutura de trabalho:

  1. As 4 funções básicas da Administração (Marketing, Produção, Finanças e Recursos Humanos) serão tratadas em módulos específicos de 4 a 7 aulas; os conteúdos dos tópicos Economia e Teoria Geral da Administração permearão os conteúdos desses módulos, estando, portanto, incluídos em seu conjunto de aulas.

  2. A leitura da base teórica a ser utilizada nos trabalhos em sala deve, obrigatoriamente, ser realizada previamente pelos alunos. As aulas serão dadas a partir do pressuposto de que tais leituras foram efetuadas e privilegiarão, preferencialmente, a realização de "Estudos de Casos".

III - Avaliação

IV - Critérios de Aprovação

V - Bibliografia Básica

VI - Bibliografia Complementar

VII - Conteúdo

VIII - Calendário de Atividades