Neste laboratório vamos começar a programar em linguagem de montagem.
O nosso primeiro programa está
aqui.
Salve-o em um arquivo prog1.s
.
obs: Trate o trecho de código rotulado com
printnum
como uma caixa preta que serve para imprimir um número armazenado em eax.
Mais tarde no curso discutiremos o que ele contém.
Para compilar esse programa, basta chamar o gcc
:
> gcc -m32 -o prog1 prog1.s(Pela terminação
.s
o gcc
sabe que
o programa está em assembler.)
Para executá-lo, faça como sempre:
> ./prog1
Modifique o programa para imprimir somente a soma dos elementos do array.
Modifique o programa para, ao invés de imprimir um número fixo de elementos do array, imprimir elementos até o "final" do array (defina um elemento com valor 0 para marcar o final).
Modifique o programa para imprimir apenas os elementos pares
do array.
(Use a instrução and
para descobrir se o número é par.)
Modifique o programa para usar um array de bytes ao invés de um array de inteiros de 32 bits. Para isso, troque a declaração
S2: .int 10, 20, -30, 40por
S2: .byte 10, 20, -30, 40e faça as modificações necessárias para acessar corretamente os elementos do array de bytes.
Atenção: Não modifique a função auxiliar printnum
!
Modifique o programa para imprimir os quadrados dos números de 1 a 10.
Nesse, o array não é usado.
Para multiplicar um número por si mesmo, use a instrução imull
.