Neste laboratório vamos começar a programar em linguagem de montagem.
O nosso primeiro programa está
aqui.
Salve-o em um arquivo prog1.s
.
obs: Trate os trechos de código rotulados com "não mexa" como caixas pretas. Um desses trechos serve para imprimir o número que tiver sido armazenado em eax. Mais tarde no curso discutiremos o que ele contém.
Para compilar esse programa, basta chamar o gcc
:
> gcc -m32 -o prog1 prog1.s(Pela terminação
.s
o gcc
sabe que
o programa está em assembler.)
Para executá-lo, faça como sempre:
> ./prog1
Compare o código assembly com o código C (comentado) e veja se você consegue entender a correspondência entre eles...
obs: Trate os trechos de código rotulados com "não mexa" como caixas pretas. Um desses trechos serve para imprimir o número que tiver sido armazenado em %eax. Mais tarde no curso discutiremos o que ele contém.
Modifique o programa para imprimir somente a soma dos elementos do array.
Modifique o programa para, ao invés de imprimir um número fixo de elementos do array, imprimir elementos até o "final" do array (defina um elemento com valor 0 para marcar o final).
A modificação do programa C mostrada a seguir imprime apenas os elementos pares do array.
Traduza essa modificação para assembly.
/*
int nums[] = {10, -21, -30, 45};
int main() {
int i, *p;
for (i = 0, p = nums; i != 4; i++, p++)
if ((*p % 2) == 0)
printf("%d\n", *p);
return 0;
}
*/
Modifique o programa para usar um array de bytes ao invés de um array
de inteiros de 32 bits. Para isso, troque a declaração
nums: .int 10, -21, -30, 45
por
nums: .byte 10, -21, -30, 45
e faça as modificações necessárias para acessar corretamente os elementos
do array de bytes.