Considere o programa abaixo:
#include <stdio.h> char S2[] = {65, 108, 111, 32, 123, 103, 97, 108, 101, 114, 97, 125, 33, 0}; int main (void) { char *pc = S2; while (*pc) printf ("%c", *pc++); printf("\n"); return 0; }Uma tradução deste programa para assembly está aqui.
Compare o código assembly com o código C, e veja se você consegue entender a correspondência entre eles.
Modifique o programa C anterior para imprimir somente as letras diferentes de 'a' (o código ASCII do caractere 'a' é 97).
Teste sua modificação em C e depois faça a mesma modificação no código assembly.
Escreva em C um programa que imprima os quadrados dos números de 1 a 10 e depois traduza-o para assembly.
Esse programa não deve utilizar um array de inteiros global! Utilize uma variável inteira para obter os valores de 1 a 10.
Para calcular o quadrado de um valor, você pode multiplicá-lo por si mesmo. Em assembly, use a instrução imull, por exemplo:
imull %eax, %eax
Note que agora você vai precisar de uma string de formatação para imprimir um valor inteiro:
Sf: .string "%d\n"
Traduza agora para assembly o programa abaixo, lembrando o que foi visto em sala sobre o cálculo do endereço de cada posição de um array:
end(a[i]) = end(a) + i * sizeof(T), onde T é o tipo dos elementos de a
Atenção: esse programa não é igual ao visto no laboratório 6! No laboratório 6, percorremos os arrays com o uso de ponteiros. Você deve, agora, traduzir a operação de indexação do array usada no código C.
#include <stdio.h> int nums[4] = {65, -105, 111, 34}; int main (void) { int i; int s = 0; for (i=0;i<4;i++) s = s+nums[i]; printf ("soma = %d\n", s); return 0; }
Dica: Você pode usar um registrador auxiliar, por exemplo %rcx, para fazer o cálculo do endereço do elemento do array. Lembre-se que ele deve ser um registrador de 64 bits, para que você possa fazer a soma com o endereço do início do array.
Vamos voltar ao programa do exercício 3 do laboratório 6, com uma modificação: agora o programa imprime os elementos pares e maiores que zero do array:
/* int nums[] = {10, -21, -30, 45}; int main() { int i, *p; for (i = 0, p = nums; i != 4; i++, p++) if (((*p % 2) == 0) && (*p > 0)) printf("%d\n", *p); return 0; } */Traduza essa modificação. Repare que, depois de testar uma das condições, dependendo do resultado desse teste, não é necessário testar a segunda condição.
Este tipo de avaliação de expressões com operadores lógicos é chamada curto-circuito, e ocorre quando a avaliação do segundo operando da expressão somente é realizada se o resultado da avaliação do primeiro operando não é suficiente para determinar o valor da expressão.